sexta-feira,
27 de dezembro de 2024

Geral

Microáreas vai ajudar na assistência familiar na saúde de Marechal Floriano

Redação do Notícia Capixaba.

Um excelente projeto piloto de delimitação de microáreas de saúde do município de Marechal Floriano, foi apresentado no último dia (20), deste mês no Centro de Planejamento em Saúde em Vitória, na sede da nova Secretaria Estadual de Saúde. E contou com a presença do prefeito Lidiney Gobbi, do Secretário Municipal de Saúde Pedro Miguel, da Coordenadora Municipal da ESF Bruna Zambon, e dos técnicos da equipe do Núcleo de Sistemas de Informações em Saúde.

Esse projeto foi desenvolvido pela equipe do Núcleo de Sistemas de Informações em Saúde da SESA, pelo Centro de Gestão do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do ES (Geobases) e por representantes da superintendência regional de saúde e do município de Marechal Floriano.

O objetivo é criar um novo Plano Diretor Regional Municipal de Saúde em Marechal Floriano, redefinindo o território sanitário e as micro áreas de saúde, atendendo antigos anseios dos profissionais ACS, aprimorando a gestão das ações e prestação de serviços na atenção básica, aumentando a resolutividade pela configuração e o planejamento territorial.

“Como modelo substitutivo da rede básica assistencial, a Estratégia de Saúde da Família busca converter o modelo tradicional caracterizado por uma assistência “hospitalocentrica” com enfoque curativista, para um modelo mais abrangente, centrado no usuário em família, predominantemente voltado à promoção da saúde e prevenção de agravos”, explicou a Coordenadora Municipal.

Bruna Zambon contou ainda que o processo de trabalho das ESF é caracterizado, dentre outros fatores, pelo trabalho interdisciplinar e em equipe, pela valorização dos diversos saberes e práticas na perspectiva de uma abordagem integral e resolutiva, e pelo acompanhamento e avaliação sistemática das ações implementadas e é pautado nas áreas e microáreas de abrangência.

“O trabalho de reterritorialização será crucial para o planejamento das ações em saúde da equipe e reconhecimento populacional para a programação anual no município”, concluiu a Coordenadora Municipal da ESF.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES