Rael Sérgio.
Uma parceria entre o Governo do Estado e prefeitura de Marechal Floriano, Região Serrana do Estado, pretende diminuir a ação de bandidos na cidade. O prefeito Lidiney Gobbi assinou nesta segunda feira (24), o convênio que tem como objetivo na operacionalização do Sistema de Videomonitoramento de Vias Públicas para o município.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp), os equipamentos terão um alcance de 500 metros e garantem imagens de alta resolução, o que possibilita a identificação de rostos, placas e até objetos pequenos.
As câmeras de videomonitoramento segundo a Sesp, serão instaladas em pontos estratégicos, para facilitar os trabalhos das forças de segurança – Polícia Militar, Civil, e inclusive nas investigações criminais.
Para o Governo do Estado, o programa “Olho Digital” vai ajudar a reduzir ainda mais o número de crimes no Estado.
O prefeito Lidiney Gobbi disse que as vigilâncias tecnológicas nas ruas faz parte do projeto que integra as ações do Programa Estado Presente, uma das prioridades do Governador Renato Casagrande. “Esse equipamentos serão de suma importância para inibir os crimes na cidade”, destacou.
O secretário de Segurança, André Garcia disse que no total, são 1.000 câmeras de videomonitoramento que serão entregues em 19 municípios do Estado, com um investimento de R$ 41 milhões.
O prazo para implantação do sistema está previsto em até 60 dias. A Sesp fornecerá ao município equipamentos de radiocomunicação, que estabelecem os circuitos de dados (links) entre a central de monitoramento e as câmeras, software de gerenciamento e armazenamento das imagens, componentes auxiliares, materiais necessários, serviços de instalação e treinamento de operadores.
O espaço físico para implantação ou ampliação da Central Integrada de Monitoramento (CIM), mobiliários e recursos humanos para executar as atividades de monitoramento das câmeras é de competência do município.