![]() |
Giovana Schneider: Escritora, poeta, contista e colunista. Ocupante da cadeira de nº 06 da AFHAL (Academia Florianense de História, Artes e Letras “Flores Passinato Kuster”). |
Giovana Schneider
UMA BANDA GENUINAMENTE FLORIANENSE
![]() |
Aqui vou falar um pouco de quatro jovens. São eles: Aureo José Bassani, Elio Afonso Lovatti, Nelson Luis dos Santos Bueno e Adelmo Rubens Stein. Eles que na década de 70, formavam a banda THE FOXES MUSIC, e com certeza deixaram boas recordações.
![]() |
Vocalista/Guitarrista: Aureo
Guitarrista: Nelsinho Bueno
Baterista: Elinho Lovatti
Baixista: Adelmo (Pelenco)
![]() |
Logotipo da banda. Criado por Enildo Endlich. |
No começo havia outros componentes, que eram: Carlos Fernando Stein da Chagas (Lico), Silvio Lube (Vivinho), Tuzinho Entringer, Wilsinho Rupf que era o técnico de som e luzes. Marcelo Lovatti que fazia percussão. Sergio Gonçalves, era o substituto na bateria quando Elinho precisava se ausentar.
![]() |
Em 1976, a banda The Foxes já formada com os seus quatro componentes. O primeiro baile aconteceu em Santa Isabel. E nesta noite, depois do baile, tiveram que voltar a pé para Marechal. Quando estavam passando no trevo de Campinho, o Samiro Pagung, vinha passando com o seu jipe. Eles rapidamente acenaram, e eles conseguiram carona. Foi sorte, pois naquela época era muito difícil carros ficarem transitando.
![]() |
Também se apresentaram em outros lugares, como: Viana e Campinho. Em Marechal Floriano, os bailes eram no Clube Apollo XIII, ou no antigo Ginásio. Era o “acontecimento” na pequena Marechal. No sábado que geralmente acontecia, a galera ficava ansiosa. E quando a noite chegava, lá estava, todos bem arrumados. Quem viveu naquela época, sabe que nem tudo era perfeito, mas havia uma certa “inocência” no ar. Muitos namoros começaram nestes bailes, e terminaram em casamentos que perduram até os dias atuais. Muitas lembranças boas, com certeza, muitos trazem consigo.
![]() |
Foi no casamento do Wilsom Hülle, em Manguinhos na Serra, que aconteceu praticamente a última apresentação do The Foxes. O Aureo foi para o exército, Adelmo e Nelsinho estudavam em Vitória. Elinho estudava e trabalhava. Anos mais tarde, em 1987, os integrantes do The Foxes se reencontraram. Tocaram no antigo Ginásio. Neste acontecimento, Adelmo o “Pelenco”, não pode tocar com os amigos, pois estava doente. Quem substituiu ele no baixo foi o Paulo Henrique Pereira dos Santos.
![]() |
CURIOSIDADES:
— Duas guitarras foram confeccionadas com madeira maciça, por Wilsom Hülle.
— Uma guitarra foi adquirida na “Casa das Primas”.
— A bateria foi comprada na antiga Mesbla, e custou Cr$ 4.000,00 (Quatro mil cruzeiros), pago com o dinheiro da banda. Foi o único instrumento que compraram.
— Quem fotografava era Elma Medeiros.
— Os quatro integrantes da banda The Foxes, eram autodidatas.
— Microfones, Pedestal e outros. Era tudo adaptado.
— O nome da banda “The Foxes Music”, traduzindo, “As Raposas Música”. Colocado por Aureo Bassani.
— Na época como os pais eram muito rígidos, e não havia o meio de comunicação que temos hoje, criaram um assovio para chamar um ao outro. Quando se ouvia o assovio já sabia que um deles estava por perto.
— Um detalhe, importantíssimo, nunca discutiram.
![]() |
Os instrumentos desta turma estão expostos no Sitio da Ressaca, de propriedade Do Aureo Bassani. Em ótima conservação.
“Por mais que o tempo passou, e nós seguimos os nossos rumos, hoje somos “coroas”, e são praticamente cinquenta anos de amizade. Muitas vezes ficamos meses sem nos ver, mas amizade continua a mesma. Nos reunimos no sítio da ressaca para tocar, e relembrar os velhos tempos. Nossa amizade em nada mudou”. Palavras do Adelmo Rubens Stein.
![]() |
Rapazes que deixaram suas marcas na história de Marechal Floriano. Exemplo de uma bela amizade.
AFINIDADE
De uma amizade
É instantâneo
É pura
É um complemento
Não se tem contato físico
É uma paixão amigável
O contato é pelo olhar
Como já disse Aristóteles:
“O que é um amigo?
É uma alma que habita dois corpos”.
Quando nasce uma boa amizade
O vínculo permanece
Na afinidade.
Giovana Schneider
Agradeço ao Adelmo que me passou as informações, e também algumas fotos.