A Secretaria de Estado da Saúde informa que foram notificados no Espírito Santo, até o momento, 3.570 casos de infecção pelo zika vírus. O Laboratório Central (Lacen) recebeu 1.270 amostras para análise e, deste total, 130 deram resultado positivo, 610 acusaram negativo e 530 estão em análise. Além dessas amostras, outras 79 estão em análise na Fiocruz, no Rio de Janeiro.
Os municípios que apresentam casos de zika confirmados laboratorialmente são Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Guarapari, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Mantenópolis, Marechal Floriano, Muniz Freire, Nova Venécia, Pinheiros, Presidente Kennedy, Santa Teresa, São José do Calçado, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.
O Lacen analisa, prioritariamente, amostras de gestantes com suspeita de doença exantemática (vermelhidão na pele); de pacientes internados com complicações neurológicas e de pacientes graves, ambos quando apresentarem quadro de doença exantemática prévia ou vigente; investigação de óbito; investigação de microcefalia e bebês de mães que tiveram suspeita de doença exantemática durante a gravidez, além de amostras enviadas por municípios que ainda não têm confirmação laboratorial de zika. Os demais casos são confirmados por clínica epidemiológica, não necessitando de exame laboratorial.