Por Angeli dos Anjos
Morreu na manhã deste sábado (26), aos 82 anos de idade, Ivo Canal, após um acidente em sua residência, deixando esposa, filhos e netos.
Nascido em São Floriano, município de Domingos Martins, com apenas 6 anos de idade mudou-se para Araguaya, em Marechal Floriano, onde fez história e conquistou o respeito e admiração dos florianenses.
Foi agricultor até os 13 anos, trabalhou como balconista de 1955 a 1960. Aos 18 anos foi servir o Exército, ingressando na Força de Emergência das Nações unidas no Canal de Suez.

Embarcou para o Oriente médio em dezembro de 1961 e retornou em 1963 para Araguaya, onde participava ativamente da vida política e cultural da região. Tornou Presidente da Sociedade Pró Melhoramentos de Araguaya (Sociproma) e juiz substituto de Paz. Jogou futebol no Esporte Clube Araguaya, Santa Maria FC e Rio Fundo FC. Foi membro do Coral Piu Bello. Era defensor assíduo e guardião da cultura regional.
Foi homenageado inúmeras vezes, mas o reconhecimentos mais marcante, ocorreu por meio de sua atuação como vice-presidente da Associação dos Capacetes Azuis da ONU no Estado do Espírito Santo, quando recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1988, pelo brilhante trabalho realizado sempre na tentativa de ajudar aos que mais precisavam.
Para quem quiser se despedir do saudoso Sr. Ivo, o velório já está acontecendo na capela mortuária do cemitério de Araguaya, mesmo local onde ocorrerá o sepultamento neste domingo (27), às 15h.
O Jornal Notícia Capixaba lamenta a morte do Sr. Ivo, e externa a familiares e amigos os mais sinceros sentimentos. Que Deus possa confortar a todos nesse momento de dor e perda irreparável!