sábado,
04 de janeiro de 2025

Geral

Lei proíbe homenagem a condenado por corrupção, maus-tratos e tortura no ES

Foto: Reprodução Notícia Capixaba

 

Redação

 

Está proibida, no âmbito da administração pública estadual, a homenagem a pessoas com condenação definitiva (ações judiciais transitadas em julgado) por crime de corrupção ou ato de improbidade administrativa. É o que estabelece a Lei 11.288/2021, de autoria do deputado Sergio Majeski (PSB).

 

A norma foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (11) e abrange a proibição também de prestar homenagem a condenados por qualquer conselho de classe devidamente registrado no Espírito Santo.

 

O autor da nova lei destaca que as homenagens “(…) devem valorizar o cidadão de bem e que fez algo de relevante”. Majeski também avalia a importância da medida para o processo civilizatório. “A legalidade sempre deve ser uma referência, principalmente para guiar os trabalhos dos gestores públicos que representam os interesses da sociedade”, conclui o deputado.   

 

Logradouros públicos

 

Já em vigor, a iniciativa estabelece um prazo de um ano para que sejam retificados e regularizados casos de logradouros e prédios públicos cujos nomes afrontem o disposto na lei. A norma explicita que a vedação aplica-se também à concessão de medalhas e títulos, entre outras honrarias.

 

A proibição se estende ainda a pessoas que “tenham praticado atos ou que tenham sido historicamente consideradas participantes de atos de lesa-humanidade, tortura, exploração do trabalho escravo, violação dos direitos humanos e/ou maus-tratos a animais”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Descubra Alfredo Chaves: o destino perfeito para o verão 2025

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável