Será lançado na próxima sexta-feira (29), em Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Estado, o primeiro aplicativo do mundo a ensinar o pomerano. Com palavras e expressões mais usadas no cotidiano, o “Aprenda Pomerano” está disponível gratuitamente para smartphones e funciona sem acesso à internet.
O projeto é de autoria do folclorista, professor e especialista em tecnologias educacionais pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Hilderson Jacob, que contou com recursos de edital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para colocá-lo em prática.
Segundo Jacob, a ideia é ensinar a quem não sabe a língua minoritária originária da antiga Pomerânia, região que se situava entre as atuais Polônia e Alemanha, de onde saíram milhares de emigrantes para o Espírito Santo.
Com a derrota alemã na Segunda Guerra Mundial, a maior parte da Pomerânia foi anexada pela Polônia. Como consequência, a língua pomerana praticamente desapareceu na Europa, e o Brasil é o único país onde ainda se fala regularmente o pomerano.
Similar ao holandês, ao vestfaliano e ao saxão antigo, até hoje o pomerano é a língua materna de muitos capixabas, e mais falado do que o português em algumas regiões. Estima-se que mais de 120 mil pessoas falem pomerano no Estado.
“A ideia do aplicativo é facilitar a vida de visitantes e trabalhadores. Muitos médicos, por exemplo, dependem dele para aprender a pronúncia de algumas expressões para usar com os pacientes mais idosos”, diz o autor.
A língua pomerana é cooficializada em cinco municípios do Estado: Domingos Martins, Pancas, Santa Maria e Vila Pavão. Trata-se do reconhecimento do bilinguismo vigente nessas localidades, garantindo a sua promoção por meio do sistema educacional e das políticas culturais.
O lançamento do “Aprenda Pomerano” está previsto para as 19 horas, no Clube Society Daniel, no bairro Recreio, em Santa Maria de Jetibá. Após a solenidade, haverá jantar típico pomerano e atrações culturais.