sexta-feira,
27 de dezembro de 2024

Geral

Italemanha 2014: Uma festa para ficar na história em Marechal Floriano

Ana Paula Mill.

Rostos lindos, sorrisos, emoção e uma alegria contagiante. Esses foram os sentimentos que marcaram o XV Festival Ítalo-Germânico de 2014. Esse é o único festival que une as culturas italiana e alemã, no Estado.

E muita gente que passou pelo pátio da Italemanha ainda nem era nascida quando aconteceram os primeiros festivais. Neste ano, a Italemanha debutou. São 15 anos de muita festa e união entre os italianos e alemães que colonizaram Marechal Floriano. Há 15 anos, o município faz a sua parte para manter as tradições dos povos que vieram do outro lado do mundo para colonizar o Espírito Santo. E, mais uma vez, a Italemanha cumpriu o seu papel.

No primeiro dia do festival, foram eleitas as quatro rainhas e as quatro princesas da Italemanha. A realeza do festival foi composta por Vitória Rocha Entringer (rainha Italiana juvenil), Letícia Douro Gilles (rainha alemã juvenil), Mirela Kiffer Cola (rainha Italiana Adulta) e Nathália Ramos Endlich (rainha alemã adulta). E completando a corte foram eleitas Maria Luiza Silva Rodrigues (princesa Italiana juvenil), Lidiana Hoffman de Souza (princesa alemã juvenil), Milena Rangel Magioni (princesa italiana adulta) e Simone Harmes Santana (princesa alemã adulta). Todas as eleitas deste ano, além de rainhas e princesas da Italemanha 2013, participaram das festividades, do cortejo cultural e do desfile cultural, junto com os grupos de dança folclórica, durante fim de semana.

A união das duas culturas também esteve presente nas atrações musicais. De Santa Catarina, a Banda Cavalinho (já bastante conhecida na Região Serrana do Espírito Santo), trouxe muita gente de outros municípios para a Italemanha. Com músicas alemãs e composições próprias, os catarinenses não deixaram ninguém ficar parado.

Destaque, também, para a Banda Finestra del Cuore, de São Paulo. Com interpretações fantásticas e contagiantes, os cantores Bruna, Renata e Paulo fizeram dois shows de tirar o fôlego. O repertório de músicas italianas – do folclore ao contemporâneo – agradou ao público, que dançou mesmo debaixo de uma chuva fininha e muito frio.

Os corais Piu Bello (de Araguaia) e São José (de Santa Maria) fizeram belas apresentações. Também merecem destaque as apresentações das bandas Giocco de Mora , Badallação, Frörlich e Os Germanos, além da dupla Donato e Eduardo, sempre bastante aplaudida.

Uma atração à parte foi o encontro dos grupos de dança. Muita gente compareceu ao pátio da Italemanha para acompanhar as apresentações. Participaram do encontrão Granelli Dei Monte, Piccinini Dei Monte, Picolli Dei Monte (Araguaia), Grünes Tal e Kinder Tanz (Santa Maria), Blumen Der Erde (Soído) e Picollo Pavone (Vila Pavão – Norte do Estado).

O ponto alto da festa foi o desfile cultural, no domingo (29), pela manhã. Nem a chuvinha fina que teimou em cair atrapalhou a festa. Participaram do desfile as rainhas e princesas da Italemanha, alunos e professores de escolas do município, descendentes de italianos e alemães, grupos folclóricos, atletas da ginástica rítmica, do tae kwon do, do skate, do ciclismo, no motocross, além da galera do Jeep Clube.

As tradições alemãs e italianas foram fielmente retratadas, como a agricultura, a culinária, a fé e a religiosidade, com a imagem de Santo Antônio e a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Santa Maria. Um grupo da 3ª idade, vestido com camisas verdes e amarelas levou os quadros com os todos os folders das Italemanhas passadas.

As barracas de comidas típicas, montadas no pátio da Italemanha fizeram muita gente ganhar uns quilinhos a mais, com os deliciosos pratos típicos servidos ao público. E ainda teve passeio ciclístico organizado pelo Proerd – Programa Educacional de Resistência às drogas e à Violência – desenvolvido pela Polícia Militar. Participaram do passeio, alunos do projeto, estudantes de várias escolas do município e familiares.

Segundo a Polícia Militar, cerca de cinco mil pessoas passaram pelo pátio da Italemanha durante os três dias de festa. E o que se viu foi muita animação, alegria e diversão. De fato, uma festa para guardar na memória.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES