Valdinei Guimarães/radiofmz.
O incêndio que atinge Venda Nova do Imigrante perdeu força durante a noite dessa quarta-feira (28), mas os homens do Corpo de Bombeiros continuam o combate, porque há a possibilidade de as chamas aumentarem. A estratégia é tentar acabar com o fogo ainda pela manhã, antes de o calor aumentar.
Cerca de 12 homens do Corpo de Bombeiros estão envolvidos no combate às chamas. Eles retomaram o trabalho por volta das 6h desta quinta-feira. “O fogo está mais fraco agora de manhã. Isso tem a ver com a queda da temperatura, durante a noite. A estratégia é tentar acabar com o incêndio antes que o dia esquente”, explica o Soldado Guilherme Perim, que participa da operação.
O helicóptero da Polícia Militar continua ajudando no combate. Ele utiliza água da represa da Cesan e de um açude, que ficam próximos ao local do incêndio. No início da tarde de ontem, as chamas estavam altas e chamaram a atenção dos moradores da cidade. No momento mais crítico do incêndio, 20 homens do Corpo de Bombeiros trabalharam no combate.
Ainda de acordo com Perim, pelo menos por enquanto, não há risco de as chamas atingirem casas. “Para chegar às residências, as chamas ainda teriam que passar pela mata e plantações de café. Não há, neste momento, perigo de o fogo chegar às residências”, tranquiliza o soldado.
O fogo começou na segunda-feira (26), em uma plantação de eucaliptos. Desde então, os Bombeiros estão no local combatendo as chamas. Porém, a área é de difícil acesso, o que dificulta o trabalho. A Prefeitura disponibilizou um caminhão-pipa, mas ele não conseguiu chegar ao local.