O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) distribuiu para 100 agricultores das comunidades Cristo Rei e Barcelos, em Pedra Azul, sementes do feijão Emcapa 404 – cultivares Serrano, do grupo preto. A variedade foi desenvolvida pelo Incaper.
O pesquisador do Incaper, Hélcio Costa, explicou que “a intenção é tentar resgatar um material produtivo e resistente à antracnose, a principal doença que atinge a cultura na região Serrana. Além disso, o Emcapa 404 também é resistente à murcha de fusarium, um fungo de solo que ocorre em muitas áreas”.
Durante a ação, nos dias 10 e 11 de março, foi discutida a importância das práticas de manejo para se obter uma boa lavoura, como adquirir sementes de qualidade, fazer análise de solo, adubação e calagem conforme recomendação, rotação de cultura, e fazer os tratos culturais no momento correto.
Cada agricultor recebeu um quilo de sementes. E, após a colheita os agricultores retornarão também um quilo de sua produção para que mais 100 famílias possam ser contempladas com as sementes.