Um grupo com cerca de 15 pessoas de Santa Maria de Marechal, em Marechal Floriano, desceu a serra, na noite desta quarta-feira, dia 04, para prestigiar a apresentação do pianista alemão Andreas Woyke. O concerto aconteceu no Teatro Carlos Gomes, em Vitória.
O evento teve a organização do Cônsul Honorário da Alemanha no Espírito Santo e contou com o apoio da Oiltanking Terminais, Bristol Alameda Vitória Hotel e do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
O grupo de Santa Maria teve a oportunidade de assistir ao belíssimo espetáculo na primeira fila. Quem compareceu ao Teatro Carlos Gomes presenciou um verdadeiro show de habilidade, técnica, musicalidade e expressão corporal do pianista. “Ele é muito bom. Não imaginava que ele conseguisse fazer tudo isso com o piano. Nunca vi uma apresentação assim”, disse Ormy Margarida Gilles, que integra a comunidade de Santa Maria.
No repertório de Adreas Woyke, para o bloco de abertura, estavam composições de Heitor Villa Lobos – Ciclo Brasileiro (1936), com “Plantio do Caboclo”, “Impressões Seresteiras”, “Festa no Sertão” e “Dança do Índio Branco”. Em seguida, o pianista tocou “Long Seen Affair” (2013), de sua autoria. Para fechar a primeira parte, “Rudepoema” (1921-1926), também de Villa Lobos.
O segundo bloco de apresentações contou com “Confidence One”, música que o pianista compôs no ano passado, além de obras de Alberto Ginastera – Sonata Nr. 01 – op. 22, de 1952 (“Allegro marcato”, “Presto misterioso”, “Adagio molto appassionatto” e “Ruvido ed ostinato”) e Danzas – Argentinas op. 2, de 1937 (“Danza del Viejo Boyero”, “Danza de la Moza Donosa” e “Danza del Gaucho Matrero”.
Ao final, o pianista foi aplaudido de pé, retornando ao palco para o “bis”, quando apresentou outra composição de sua autoria. Muito atencioso, Andreas Voyke atendeu a vários pedidos de fotos com crianças e adultos, após a apresentação.
O pianista alemão reside, atualmente, na Áustria e já realizou vários concertos com cooperação com embaixadas, consulados e institutos Goethe, tanto na América do Norte como do Sul, Emirados Árabes e Japão. Em setembro de 2014, esteve em um concerto solo e um “masterclass”, em Brasília. O concerto foi uma parceria entre o Instituto Goethe da Capital Federal e da Embaixada da Alemanha.
Em seus concertos, Andreas Woyke costuma interligar e intercalar vários estilos como o clássico, o jazz e composições próprias, com muito dinamismo, fazendo de suas apresentações um grande sucesso.