O grupo da Terceira Idade “Flor do Café”, de Santa Maria de Marechal, em Marechal Floriano, visitou as cidades Aparecida e Campos do Jordão, em São Paulo, na semana passada. A turma, formada por 54 pessoas da comunidade, aproveitou muito o passeio.
Desde a saída, que aconteceu em frente à Igreja de São José, a animação já era constante. Orações dedicadas a Nossa Senhora e hinos religiosos foram feitos durante o trajeto até Aparecida.
Os viajantes participaram de várias missas, tanto no Santuário Nacional de Aparecida como na Basílica antiga. Uma das missas de destaque foi a das 9 horas, que é transmitida ao vivo pela TV Aparecida. Cinco pessoas do grupo assistiram à celebração do altar, em local de destaque.
Ao final da missa, a médica Guadalupe Guerrero – que coordenou a excursão – foi convidada a gravar entrevista à Rádio Aparecida, falando da ida da Terceira Idade à cidade. Ela também respondeu a perguntas sobre a devoção dos integrantes do grupo a Maria Santíssima.
“Durante todo o ano, desenvolvemos atividades com os integrantes do Grupo “Flor do Café”. Todas as ações são voltadas para a nossa viagem e a visita anual ao Santuário de Aparecida. A devoção do grupo por Nossa Senhora é imensa. Fazemos orações desde a nossa saída até a nossa chegada aqui”, explicou a médica.
Além de assistir às missas a turma visitou vários pontos turísticos da cidade. Apesar de muitos irem a Aparecida todos os anos, todos concordam que, a cada visita, sempre tem alguma coisa diferente para conhecer. Os locais de maior visitação são a Torre da Basílica – que abriga um museu com belíssimas relíquias e peças que contam a história da região – o Presépio Permanente e do teleférico , inaugurado no ano passado, que leva ao Morro do Cruzeiro. De lá, pode-se ter uma visão panorâmica da Via Dutra, da Serra da Mantiqueira e de toda a cidade.
A turma também visitou a cidade de Campos do Jordão, que fica a cerca de 70 Km de Aparecida. Conhecida como a “Suíça brasileira”, Campos do Jordão fica a 1, 7 mil metros acima do nível do mar. O clima agradável atrai centenas de turistas todos os anos. A arquitetura dos prédios e das residências dá um charme todo especial à cidade.
O grupo visitou o Mosteiro de São João, as cachoeiras, a Vila do Chocolate, o Palácio Boa Vista (pertencente ao Governo de São Paulo) e fez um tour pela cidade, passando por residências de várias celebridades. Mas, como não poderia faltar, as famosas “comprinhas” foram feitas na feirinha de Campos do Jordão, onde mais de 80 estandes estão à disposição, com os mais variados produtos de confecções, doces e até cristais.
Na chegada a Santa Maria, ficou a certeza de que todos voltaram com a mente e o espírito renovados pelas bênçãos de Nossa Senhora Aparecida. E, também ficou o “gostinho de quero mais”, em cada um dos viajantes. Por isso, o grupo já promete se preparar para a viagem de 2016.