Ana Paula Mill.
Muitas orações, mas também passeios e as famosas “comprinhas” fizeram parte do roteiro do Grupo da Terceira Idade, que saiu de Marechal Floriano no último domingo (27), com destino a cidade de Aparecida (SP), considerada a “Capital da Fé” no Brasil. A viagem foi promovida pela Prefeitura de Marechal Floriano, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, junto com o Grupo da Terceira Idade Flor do Café, de Santa Maria de Marechal.
A turma formada por 52 pessoas partiu de Marechal Floriano por volta das 18 horas de domingo. O prefeito Lidiney Gobbi acompanhou a saída da excursão. A chegada em Aparecida aconteceu às 6 horas de segunda-feira (28). Nem mesmo o friozinho espantou a animação do grupo. A maioria apenas tomou o café da manhã e partiu em direção ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Aqueles que já visitaram a cidade outras vezes afirmam que sempre há alguma coisa nova para ver. Esse é o caso do “seu” Gabriel Joaquim, 87 anos. “Eu já fui a Aparecida umas oito vezes. Mas sempre tem uma coisinha diferente”, disse. Acompanhado da filha Natalina Joaquim de Brito, 52, “seu” Gabriel viajou tranqüilo. Ele freqüenta o grupo da Terceira Idade de Bom Jesus.
“As reuniões da Terceira Idade são realizadas na escola onde eu trabalho. Como sou eu que arrumo tudo, participo do grupo também. Já faz uns três anos que faço os passeios acompanhando o meu pai. Essa iniciativa da prefeitura é muito boa. O incentivo e o investimento nas pessoas da Terceira Idade não podem acabar”, ressaltou Natalina.
Quem também aproveitou bastante a viagem foi o casal Almerinda, 62 anos, e Alfredo Stumm, 65. Eles fazem parte do Grupo Amizade, de Soído de Baixo. Eles contaram que, somente com o grupo da Terceira Idade, já foram a Aparecida quatro vezes.
“Gostamos de participar das reuniões. Participamos das atividades do grupo há mais de 10 anos. A organização das viagens feitas pela prefeitura é muito boa. E vai continuar melhorando cada vez mais”, frisou “seu” Alfredo. O privilegiado casal assistiu, no altar, à missa das 9 horas de quarta-feira (31), transmitida ao vivo pela TV Aparecida.
Cheia de disposição, dona Carmelina Merísio de Paula, 79 anos, teve como companheira inseparável de viagem a amiga Jandira Ludovico, 59. “Eu participo do grupo há 17 anos. Essa viagem foi uma bênção de Deus. Essa turma é maravilhosa. E a integração com o pessoal de Santa Maria é muito boa. Já nos conhecemos há muito tempo. As viagens têm que continuar acontecendo. Dessa vez, fomos até no Bondinho, que foi inaugurado há pouco tempo em Aparecida”, contou dona Carmelina.
Parte do grupo que viajou deu uma “esticadinha” até Campos do Jordão, que fica a cerca de 70 quilômetros de Aparecida. A cidade, conhecida como a “Suíça Brasileira”, chama atenção pelo clima friozinho, pela bela arquitetura e pelo colorido das flores que enfeitam as ruas, residências e comércios. Além disso, as roupas de frio podem ser compradas por preços bem mais baixos.
A viagem da Terceira Idade foi acompanhada pelas incansáveis amigas Dra. Guadalupe e Ormy, que foram responsáveis pelos lanchinhos durante todo o trajeto. Pela Prefeitura de Marechal estavam a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Iracema de Paula, a secretária de Cultura e Turismo, Aparecida Trarbach, e a coordenadora da Terceira Idade, Vera Lúcia de Moraes Ramos.
Vários momentos do grupo foram registrados pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano, devidamente credenciada para fotografar a missa transmitida ao vivo pela TV Aparecida, em que várias pessoas de Marechal acompanharam no altar. O resultado está na galeria de fotos.O grupo da Terceira Idade chegou a Marechal Floriano pouco antes das 6 horas desta quinta-feira (31). Quase todos os viajantes já faziam planos para os próximos encontros e excursões.
SAIBA MAIS:
O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é o maior do mundo, dedicado à Maria, Mãe de Deus. Está localizado no Vale do Paraíba, no eixo Rio – São Paulo – Minas Gerais. Por esse vale corre o Rio Paraíba, que foi palco do aparecimento da devoção que une todo o Brasil.
No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram para pescar, numa época escassa de peixes. Por ação misericordiosa de Deus, chegando ao Porto de Itaguassu, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance da rede, pescaram a cabeça da imagem. Juntando-se as duas partes, viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da imagem, a pesca de peixes foi abundante.
Por ter aparecido dessa forma, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha (1904) e Padroeira do Brasil (1930). O Santuário foi declarado de âmbito nacional em 1994, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Mais de 11 milhões de pessoas, por ano, visitam o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. (Fonte: Revista Press Kit Imprensa – Santuário Nacional de Aparecida)