quarta-feira,
05 de fevereiro de 2025

Geral

Garimpo clandestino é paralisado pela Polícia Ambiental em Rio Ponte, zona rural de Domingos Martins

Portal Notícia Capixaba

Na tarde da última sexta-feira (09), um garimpo clandestino teve as atividades paralisadas pela Polícia Militar Ambiental (BPMA), em Domingos Martins. O responsável pelo empreendimento não se encontrava no local no momento fiscalização. Uma retroescavadeira, bomba de água e bateia foram apreendidas.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, o caso aconteceu na localidade de Rio Ponte, zona rural de Domingos Martins. Após denúncia anônima sobre a instalação de um garimpo, os militares estiveram na propriedade e constataram o fato. Foi verificada a abertura de um poço com aproximadamente seis metros de comprimento e dois metros de profundidade, construído a menos de meio metro do córrego que atravessa a propriedade.

Conforme ainda os militares, foram localizados uma retroescavadeira, bomba de água e bateia (equipamento comum à atividade de garimpo). Diversas pedras de rio estavam amontoadas e provavelmente a terra estava sendo explorada na tentativa de encontrar pedras preciosas.

garimpo domingos martins 4 bateia

Segundo um funcionário, o proprietário do terreno, que não se encontrava no momento da fiscalização, é comerciante em Santa Maria de Jetibá. Os equipamentos foram apreendidos e citados em boletim de ocorrência, que será encaminhado aos demais órgãos para investigação e medidas cabíveis.

A Polícia Ambiental ressalta que a exploração ilegal de recursos minerais é crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano e multa. Entretanto, a clandestinidade dessa atividade também é caracterizada como crime contra o patrimônio, visto que os bens minerais pertencem a União. A pena prevista para o crime de usurpação dos bens da União é a de detenção de um a cinco anos e multa.

A Polícia Ambiental explica que o cidadão que tem interesse em explorar recursos minerais deve ter registro do empreendimento no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e licenciamento ambiental pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA) antes de iniciar a instalação e as atividades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ferraço cumpre promessa e remove muretas fora dos padrões de trânsito em Cachoeiro

Geral

Cachoeiro poderá virar a capital do mármore e do granito

Geral

Comerciante do ES é condenado a pagar indenização de 1 milhão por trabalho infantil proibido e abuso sexual

Geral

Senado pode votar em 2025 volta da obrigação de extintores em carros

Geral

Uso de nome e imagem da mulher vítima de feminicídio ou violência doméstica pelo agressor poderá ser proibido até pela imprensa no ES

Geral

Documentário revela a vida e o legado de padre de Venda Nova do Imigrante

Geral

Chuva alaga ruas e acende alerta de transbordamento de rio em Marechal Floriano; veja vídeo

Geral

Cesan suspende abastecimento em Ponto Alto, Domingos Martins