Uma área de 125 mil metros quadrados de mata nativa, o que corresponde a mais de 13 campos de futebol, foi destruída por incêndios na Região Serrana do Espírito Santo. Somente nos últimos cinco dias de setembro, os Bombeiros atenderam mais de 25 chamadas de incêndios florestais na região. E ainda há focos pelas cidades. No Alto Tapera, um incêndio consome parte da vegetação há alguns dias.
Os Bombeiros fazem um alerta para a população e recomendam que todos tenham especial atenção durante o período de estiagem, não queimando, inclusive, resíduos em terrenos baldios, já que as chamas podem se propagar para outros locais. Eles lembram ainda que a realização de queimadas em vegetação para limpeza de terrenos está proibida pelo governo do Estado por tempo indeterminado e quem for pego provocando incêndios pode pegar até seis meses de prisão e pagar multa administrativa.
Vejam mais recomendações:
– Não faça queimada para limpeza de propriedade rural. Devido à baixa umidade e o longo período de estiagem, o fogo se propaga com muita facilidade.
– Evite acender fogueiras próximas à vegetação. Caso tenha que acendê-las, prepare um local, capinando a vegetação até chegar ao solo. Não deixe o local sem certifica-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre o material combustível que sobrou.
– Se sua propriedade faz limite com a estrada, contorne toda a extensão do terreno com um aceiro preventivo, se possível, mantenha sua área reflorestada.
Como denunciar
– Ministério Público: 3288-1411
– Polícia Ambiental: 3268-3526
– Iema: 3136-3492
– Idaf: 3636-3761
– Ibama: 3636-2500
– Disque Denúncia: 181