Ana Paula Mill.
No próximo final de semana (16 e 17), Santa Maria de Marechal vai se tornar um pedacinho da Alemanha. Está chegando a Deutsches Fest – Festa Alemã, que deve reunir cerca de 3 mil pessoas, nos dois dias do evento. Serão servidos os tradicionais pratos da culinária alemã, além de muito chope, que não pode faltar. Muita música e dança também estão incluídas na programação da Festa Alemã.
No sábado (16) acontece a 3ª Noite Alemã. A entrada é permitida somente com convite individual. A festa começa às 17 horas, com a recepção dos grupos e convidados. Às 19 horas, será servido o jantar típico alemão. A apresentação dos grupos folclóricos está marcada para as 20 horas. Para finalizar a noite, a partir das 22 horas tem baile típico alemão, com o grupo “Os Tradicionais Pomeranos”.
Já no domingo, a festa é aberta ao público, com entrada franca. Às 10 horas, tem celebração em Ação de Graças. Às 11 horas, será servido o almoço comunitário ao som de bandinhas e danças típicas. A partir das 13 horas, começa a tarde dançante com a Banda Fröhlich. Às 15 horas, sobe ao palco Léo Santos e Banda. O encerramento está previsto para as 17 horas.
A realização é dos grupos de dança Grünes Tal – que completa 20 anos – e Kindertanz. A festa tem o apoio cultural do Consulado Honorário da República Federal da Alemanha no Estado do Espírito Santo, da Prefeitura de Marechal Floriano e da Criativos Comunicação e Eventos.
SAIBA MAIS:
A região de Santa Maria, Marechal Floriano-ES, foi colonizada por imigrantes Alemães no ano de 1879, vindas da cidade de Sulzheim, no Hessen. Tradições trazidas pelos imigrantes são conservadas até os dias atuais, como a Língua, a música, a culinária, as danças folclóricas e as festas típicas.
O Grupo de Danças Alemãs “Grünes Tal” foi criado em 1994, com o objetivo de resgatar, preservar e difundir a cultura Alemã, mantendo-se em atividade até os dias atuais. Conta, atualmente, com 40 componentes, com idades entre 15 e 25 anos, e realiza apresentações nos principais eventos municipais, estaduais e nacionais.
O Grupo Infantil de Danças Alemãs “Kindertanz” foi criado no ano de 2011, com o objetivo principal de despertar nas crianças o gosto pela cultura, perpetuando, dessa forma, as tradições de nossos ancestrais. Conta atualmente com 40 crianças, que também têm feito apresentações em nível municipal e estadual, todas devidamente trajadas e com vasto repertório de danças folclóricas.
Para celebrar e reunir todas as atividades culturais desenvolvidas na comunidade, foi criado no ano de 2012 o evento denominado “NOITE ALEMÔ, em que são servidos pratos típicos da culinária Alemã, acontecem apresentações de Grupos Folclóricos locais e convidados, além de um baile típico com bandinhas alemãs. Tudo isso acompanhado de muito chopp e alegria.
Em 2014, em comemoração aos 20 anos do Grupo “Grünes Tal”, o nome da festa foi modificado para “DEUTSCHES FEST” (Festa Alemã), passando para dois dias de evento. Para esta edição, há uma estimativa de publico de 3 mil pessoas.
Além disso, o evento proporciona aos grupos, que são os organizadores da festa, a oportunidade para conseguir recursos para a manutenção das atividades durante o ano.
MENSAGEM: “O povo que não preserva a sua cultura é um povo sem história.”
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
16 de Agosto (sábado) – Atenção: Entrada somente com convite
17 horas: Recepção aos Grupos e Convidados
19 horas: Início do jantar típico alemão
20 horas: apresentações folclóricas
22 horas: Baile Típico com “Os Tradicionais Pomeranos”
17 de Agosto (domingo) – Entrada Franca
10 horas – Celebração de Ação de Graças
11 horas – Almoço comunitário ao som de bandinhas e danças típicas
13 horas – Tarde Dançante com a Banda Fröhlich
15 horas – Léo Santos e Banda
17 horas – Encerramento