As 70 horas de programação e as mais de 100 apresentações nos quatro palcos espalhados por Domingos Martins deram o tom aos dez dias do Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular da cidade, realizado entre 18 e 27 de julho. Em sua 21ª edição, o evento teve a proposta de fazer com que a comunidade e visitantes vivessem a música e contou com a presença de cerca de 60 mil pessoas durante todos os dias de festa.
Além da extensa programação musical nos palcos, algumas novidades neste ano fizeram a diferença. Foi o caso da exposição de instrumentos antigos realizadas na Casa da Cultura que atraiu milhares de visitantes interessados em conferir os curiosos objetos expostos no local. Outro diferencial deste ano foi a exibição do filme “A Árvore da Música”, além do espaço aberto a apresentações dos músicos, o Palco Livre.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Wellington Bleidorn, fez o balanço desta edição do Festival. “Ao fim deste evento, fazemos uma avaliação muito positiva e estamos preparados para fazer cada vez melhor. Esta edição nos motiva na realização de outras atividades propulsoras e indutoras do turismo em nossa região”, destacou.
O último dia de programação contou com apresentações do musical “Il maestro di musica”, shows no Palco Livre, Banda Junior da Polícia Militar, Márcio Ribeiro, Leandro do Acordeon, Grupo Cultural Martinense, Catiele Marina e Banda, Coral Artes Canto e Amaro Lima.
Um dos gestores da Pousada e Restaurante Delícias da Tilápia, Anderson Huver, comemorou a movimentação gerada por conta do Festival de Inverno. O empreendimento está localizado no circuito turístico de Chapéu. “Nossa pousada esteve lotada durante o período do evento e, se tivéssemos mais vagas disponíveis, com certeza teríamos alugado”, disse.
Já a comerciante Adriana Pilger, da loja Delícias Caseiras, salientou que o envolvimento dos martinenses nesta edição fez a diferença. “A qualidade da programação, a organização e a união da comunidade refletiram diretamente na movimentação durante todos os dias do festival, inclusive nos dias de semana. Na minha loja o movimento foi intenso e altamente satisfatório”, pontuou.
Neste ano, a Prefeitura foi organizadora do Festival juntamente com o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau; Patrocínio do Sebrae, Banescard, Fames; e apoio do Sicoob, Coroa, Associação Comercial de Domingos Martins, do Governo do Estado por meio das Secretaria de Cultura e a de Turismo e comunidade martinense, apoio cultural do Instituto Sincades. Já a agência oficial é a Rejane Turismo.