O distrito de São Bento de Urânia, no interior de Alfredo Chaves, realiza a 10ª Festa do Inhame no próximo domingo, 21 de agosto. Exposições de produtos e pratos típicos, capacitação para os agricultores, shows, concurso do melhor inhame e moda de viola fazem parte da programação.
São Bento de Urânia é considerado o maior produtor do tubérculo no Brasil, segundo o servidor do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) Alciro Nazarino, a região tem uma área de 600 hectares e produção anual em torno de 25 mil toneladas. O produto é uma das principais fontes de renda para cerca de 600 famílias do distrito, que complementam ainda com legumes, verduras, uva e vinho. Já no município, cerca 32 mil toneladas de inhame são produzidos anualmente em uma área de 800 ha.
Segundo o secretário de Agricultura, Antonio Carlos Petri, a festa objetiva a promoção dos produtos e a qualificação dos cultivadores. “Estamos juntos com os produtores, a fim de desenvolver a produção do inhame no município”, disse.
O cultivo na região é familiar e garante um forte indicador na economia dessas famílias. De acordo com Petri, o fruto tem grande aproveitamento, até as sobras são reaproveitadas para alimentação dos animais e replante.
O presidente da Associação de Produtores e Moradores de São Bento de Urânia, Gilmar Peterle, garante que será uma festa bem organizada. “Estamos trabalhando há dias para promover uma festa organizada e acolhedora, a fim de receber bem os visitantes e promovermos os nossos produtos”, disse.
Serviço. São Bento de Urânia fica localizado a 40 km da sede da cidade. O acesso pode ser pela BR 262, via Victor Hugo, pela ES 383, na altura do quilômetro 71 ou pela BR 101, via sede de Alfredo Chaves. O distrito fica a quase mil metros de altitude e nesse período o clima tem baixas temperaturas.