A Festa das Flores, mais conhecida como Blumenfest, promete agitar o município de Domingos Martins neste final de semana. A 17ª edição do evento começa nesta quinta-feira (16) e segue até domingo (19), no centro da cidade. Paralelamente será realizada a 16ª Exposição de Orquídeas e outras atrações como a exposição de arte alemã camponesa, o Bauernmalerei, e de esculturas construídas com coco.
As festas são de realização da Prefeitura Municipal de Domingos Martins, em parceria com o Núcleo de Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano.
A Blumenfest também contará com programação artística, apresentações musicais e exposição de pintura. Neste ano cerca de 100 expositores dos municípios de Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Maria de Jetibá, Vitória e Cariacica celebram a primavera trazendo mais de mil plantas para o evento.
Para os turistas e visitantes que quiserem levar produtos para casa, haverá comercialização de flores, cactos e outros tipos de plantas. De acordo com a organização, os mais de 20 floristas participantes da feira de vendas tiveram seus estoques esgotados no ano passado. “Muitos produtores de flores ainda buscaram remessas extras, mas o sucesso foi tanto que até essas plantas foram vendidas”, relembra o orquidófilo Leodério Velten.
Domingo Martins é conhecida como “Cidade do Verde” e também como terra de orquídeas, devido ao clima de altitude e grande área verde. A cidade é considerada o berço de muitas espécies do Estado.
“Para termos dimensão do potencial do Estado, no mundo existem 25 mil espécies de orquídeas com 660 gêneros, no Brasil temos 2500 espécies e destas o Espírito Santo possui 800 espécies, além da quantidade de híbridos naturais de toda região. Algumas estarão expostas durante a Blumenfest”, explica o orquidófilo.
Ele conta também que o município possui espécies como a Cattleya warneri, que é considerada a maior orquídea em tamanho de flor no mundo com uma flor que pode alcançar até 25 cm de diâmetro. E outra nativa também da região, a Barbosella miersii, uma micro-orquídea que possui a menor flor do mundo, do tamanho da cabeça de um alfinete.
Além das orquídeas, Domingos Martins também possui bromélias, dentre elas a Neoregelia lilliputiana, considerada a menor espécie de bromélia do mundo e que difere das demais pelo tamanho da planta, que é muito reduzido. Suas folhas são carnosas e, por isso, não formam depósito de água, como é comum no gênero.