Foto: Rael Sérgio
Por Eduardo Antunes
A grande demora em atender as comunidades do interior, com problemas de deslizamento de barreira em estradas, buracos e outros estragos causados pelas fortes chuvas, de fevereiro e março, levou a novas reclamações e duras críticas, por parte dos vereadores de Marechal Floriano, durante a Sessão da Câmara Municipal, realizada ontem (17) parlamentares avaliaram a atuação dos gestores responsáveis pelo serviço.
Felipe Delpuppo (Progressistas) |
Felipe Delpuppo, da base aliada do prefeito, criticou a forma de trabalhar da Secretaria de Interior e Transportes. O problema maior apontado por ele é a promessa de solução ao problema em determinada estrada rural, para o dia seguinte, e, dias após, nada acontece. Ele relata a falta de um cronograma para o maquinário rodar o interior do município.
Renato Werneck (SD) |
Sobre a pandemia do COVID-19, Delpuppo solicitou informações referentes ao protocolo adotado no atendimento das repartições públicas. Renato Werneck agradeceu a Secretaria de Estado de Saúde pela doação de uma ambulância, que vai auxiliar na remoção de pacientes do município. Atuante no setor, ele alerta aos munícipes a apenas em caso de extrema necessidade, acessar às unidades de saúde para evitar o contágio pelo vírus. O assunto também foi abordado por outros parlamentares.
Ubaldino Saraiva (PV) |
Ubaldino Saraiva solicita ao Executivo que auxilie nas despesas dos estudantes universitários em seu deslocamento até as instituições de ensino, na região metropolitana. Saraiva fez relato sobre o potencial para o turismo ecológico no município, devido ao seu bioma. Ele ainda ponderou que é necessário o controle sobre a praga do inseto conhecido como borrachudo.
O parlamentar reforça a necessidade de as estradas serem preservadas como forma de impulsionar a economia local, repetindo sua fala na última Sessão e as reclamações dos colegas. Indicação de sua autoria, solicita serviço de manutenção na região conhecida como estrada do Caracol, onde há dificuldades para o tráfego de veículos.
Diony Stein |
Diony Stein Requereu à secretária de Saúde que disponibilize álcool gel em todas as repartições públicas. Em sua fala, o vereador faz coro aos colegas que o antecederam com relação a importância do município manter as estradas rurais com situação que permita o tráfego de veículos, caminhões e ônibus. Stein se colocou aberto a receber as reclamações dos moradores de Marechal Floriano e ajudar a buscar soluções, junto aos outros colegas de Legislativo.
Cezinha Ronchi (PSDB) |
Cezinha Ronchi voltou a fazer relato de falta de atendimento para acertar as estradas, e, a promessa para o dia seguinte, que após dias não são cumpridas por parte da secretaria competente. Em Rio Fundo, os moradores o cobram e, segundo ele, o secretário promete, mas não resolve o problema. O parlamentar relatou que moradores estão desobstruindo estradas por conta própria e de maneira precária, com enxadas.
Dodô Krohling (DEM) |
Dodô Krohling avaliou seu período em que esteve, no atual mandato, observando e aguardando respostas do Executivo, porém vai passar a tornar público ‘algumas coisas'. O vereador cobra a promessa de pavimentação na Vila dos Ipês e em Santa Maria.
João Cabral (DC) |
João Cabral sugere que a municipalidade utilize líderes religiosos para difundir os cuidados de higiene para evitar o contágio pelo vírus da COVID-19. Ele ainda pede que atividades para a terceira idade sejam suspensas, para resguardar este público vulnerável.
Algumas linhas de ônibus que fazem o trajeto ao longo da Rodovia BR-262 pararam de embarcar passageiros sem a passagem comprada antecipadamente. Foram colhidas mais de mil assinaturas entre Victor Hugo e a sede do município. O presidente da Casa oficiou o órgão estadual competente para solucionar o problema, ou colocar a empresa regional para fazer linha que atenda a esses usuários.