Especialistas palestraram sobre temas importantes para o setor – Foto:PMCI/Secom |
Mais de 600 pessoas, entre pecuaristas, estudantes, pesquisadores e representantes de cooperativas e sindicatos rurais de várias partes do Espírito Santo, participaram, nesta terça-feira (30), do 1º TecLeite, evento promovido pela Secretaria de Agricultura e Interior de Cachoeiro, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.
O objetivo do evento, realizado na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba, foi mostrar aos produtores de leite as novas tecnologias disponíveis para aumentar a produtividade, mesmo em pequenas propriedades.
Na ampla área, a céu aberto, foram montados quatro espaços em que especialistas trataram de temas importantes para a pecuária leiteira, como adubação, irrigação, estratégia de manejo, dentre outros.
“Ficamos muito satisfeitos em ver tanta gente interessada em conhecer novas técnicas e equipamentos destinados ao setor, que é tão importante para a economia rural. Foi uma iniciativa muito exitosa, que pretendemos repetir em breve”, frisou o secretário de Agricultura e Interior de Cachoeiro, Robertson Valladão.
Para o produtor rural de Pacotuba, Paulo Roberto Almeida, eventos nesses moldes são importantes por possibilitarem a troca de experiência e uma nova visão do negócio. “Achei tudo muito interessante. Conheci novidades que vou colocar em prática em minha propriedade, para melhorar a adubação", finaliza ele.
O produtor João Marcos Machado apontou várias vantagens nesse tipo de encontro. “Sou fruto de eventos como o Tecleite, em que recebemos informações que agregam valor à nossa atividade. Hoje, em minha propriedade, em sistema intensivo, registro bom índice de produtividade. Por ano, totalizo 33 mil litros de leite por hectare”, disse.