sexta-feira,
27 de dezembro de 2024

Educação

Estudantes de Afonso Cláudio constroem termoscópio em aula de Física

Foto: Sedu

 

Redação

 

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Abreu Alvim, localizada em Afonso Cláudio, construíram um termoscópio durante uma aula da disciplina de Física, ministrada pela professora Miriã Gomes.

 

Para a construção do objeto foram usados canudo de vidro, rolha de borracha, erlenmeyer (frasco em balão usado como recipiente em laboratório), álcool líquido 70% e corante em pó. Durante a aula, os alunos aprenderam a diferença entre um termoscópio e um termômetro, e viram a variação da temperatura ambiente e de seus próprios corpos.   

 

“O termoscópio foi um instrumento criado por Galileu Galilei durante o renascimento científico em 1592, que serve para medir a temperatura de um corpo. Na realidade, ele indica uma variação da temperatura. Permite avaliar qualitativamente o aumento ou diminuição da temperatura. Se o dispositivo possuir uma escala numérica que permite atribuir valores às temperaturas terá maior precisão e será chamado de termômetro”, explicou a professora Miriã Gomes.

 

O aluno Kaique Rodriguês de Lima participou da aula e contou como foi a experiência. “As práticas fazem com que a gente conheça mais da matéria vista em sala de aula. Podemos ver na prática o que já aprendemos de forma teórica”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Educação

Estudante de Alfredo Chaves conquista terceiro lugar em concurso de redação da Polícia Federal

Educação

Alunos de Conceição do Castelo criam protótipos de semáforos

Educação

Estudantes da escola Guilherme Milaneze em Fruteiras, Vargem Alta participam de simulação de eleições

Educação

Escola de Santa Maria de Jetibá recebe professora de universidade alemã

Educação

Banda da Escola Presidente Lüebke marca abertura do evento ‘Agosto Lilás’ em Vargem Alta

Educação

Teatro em escola é destaque como ferramenta pedagógica, e descobrindo talentos em Marechal

Educação

Escola Guilherme Milaneze em Fruteiras, Vargem Alta, desenvolve projeto interdisciplinar de combate à dengue

Educação

Estudantes de cursos técnicos e universitários, de Marechal Floriano, assinam contrato em programa de auxílio financeiro