Ana Paula Mill
Com o tema “Violência Infantil”, a exposição “Faces de Dor” trouxe para os alunos da EMEF Mauro José Christo, em Marechal Floriano, momentos de reflexão e a certeza de que é preciso lutar constantemente contra esse grave problema.
O projeto foi desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa Gabriela Teodoro. Os alunos produziram textos e desenhos sobre o tema, além de assistirem a palestras. Mas o ponto alto foi a exposição montada na última sexta-feira (02). Os modelos foram os próprios alunos, que “viraram” estátuas vivas.
O projeto da professora Gabriela é um dos inscritos no Programa Agrinho deste ano.
Marechal Floriano já participa deste programa desde 2007, sempre conseguindo excelentes premiações na grande final. A coordenadora municipal do Agrinho, Vanuza Graciette Mees, acompanhou o trabalho.
“Eu sempre gostei de desenvolver projetos com os meus alunos. E a Violência Infantil é um tema que não se pode calar. A exposição montada aqui na escola é um grito dos nossos alunos, manifestando a indignação sobre o tema e, ao mesmo tempo, um alerta para a sociedade”, explicou a professora.
Os tipos de violência abordados na exposição foram a violência sexual, a violência física, a violência psicológica, a negligência e o abandono e o trabalho infantil.Os alunos do 6º ano e do 7º ano também participaram da ação. Eles fizeram paródias de músicas famosas, usando a violência infantil como tema, e apresentaram durante a exposição.
A secretária de Educação e Esportes, Adenilde Stein, prestigiou o evento e deixou uma mensagem aos alunos. “Todo o conhecimento que vocês estão adquirindo aqui, vocês têm condições de levar para além dos muros da escola. Todos estão de parabéns por esse belo trabalho. Acreditamos em vocês, alunos, e nos projetos desenvolvidos pela equipe da EMEF Mauro Christo. Sabemos que vocês podem contribuir para um mundo melhor, sem violência e com respeito às diferenças. Que possamos colher muitos frutos bons com todo esse conhecimento adquirido aqui”, ressaltou a secretária.
O diretor da EMEF Mauro José Christo é Carlos Magno Santana. A pedagoga da escola é Verônica Monteiro, e a coordenadora é Alessandra Monteiro. A escola desenvolve vários projetos, em todas as áreas de ensino, durante o ano e já obteve excelentes premiações em diversas olimpíadas e concursos que sempre participa.