Ana Paula Mill
Um projeto cultural desenvolvido na EMEF Professor Nicolau Kröhling, em Santa Maria de Marechal, envolveu dezenas de alunos da própria instituição, além de crianças da EMEF Jácomo Borgo, de Araguaia, que foram convidadas para a grande festa.
Seguindo as orientações do currículo escolar – em que os estabelecimentos de ensino devem trabalhar conteúdos relativos à história do município – a escola desenvolveu o projeto com os alunos do turno matutino, mas contou com a participação de alguns alunos do turno vespertino.
Marechal Floriano é um município que foi colonizado, principalmente, por alemães e italianos. No distrito de Santa Maria de Marechal, a influência alemã é bem intensa. Já no distrito de Araguaia, a cultura italiana é predominante. Por isso, os alunos da EMEF Jácomo Borgo, que já possuem um coral que apresenta canções italianas, foram convidados para participar do encerramento do projeto na EMEF Professor Nicolau Kröhling.
Para começar o evento cultural, foi lido um texto que falava sobre a história do município e os imigrantes alemães e italianos. Quatro alunos se apresentaram vestidos com trajes típicos das duas culturas. Em seguida, foi executado o Hino de Marechal Floriano. Depois, a aluna do 4º ano do turno vespertino, Iris Gerosa – que fala perfeitamente o italiano – compôs e leu um poema naquela língua, sobre a imigração (veja poema e tradução no fim desta matéria).
Logo após, entrou em cena o Coral de Alunos da EMEF Jácomo Borgo, com as belas canções italianas, acompanhadas por acordeon. As crianças interpretaram “Mérica, Mérica”, “Bella Ciao” e “Moretina Bella Ciao” e foram muito aplaudidas.
Depois, alunos do 9º ano fizeram uma apresentação para lembrar o fim da 2ª Guerra Mundial, com a música Rosa de Hiroshima. Mais um poema em italiano, com tradução, foi lido pelos alunos Matheus e Fernanda. Já Rarah Luna e Lucas Henrique apresentaram poema em alemão, idioma ensinado na escola de Santa Maria.
Para finalizar a festa com chave de ouro e celebrar a tradição alemã, o Grupo Folclórico Grünes Tal – categoria Infantil/Juvenil fez a apresentação de quatro danças e colocou todo mundo para dançar. Ao final, um delicioso lanche foi servido. No cardápio, tortas, pães, bolos e biscoitos, feitos com receitas trazidas pelos imigrantes alemães e italianos, que são feitas, até hoje, pelas tradicionais famílias de Marechal Floriano.