quinta-feira,
03 de abril de 2025

Educação

Escola de Afonso Cláudio promove projeto interdisciplinar ‘Faces, Vozes e Raízes’

 

Redação

 

Alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Afonso Cláudio, localizado no município, participam da reativação do Núcleo de Humanas, com a abertura do projeto interdisciplinar “Faces, Vozes e Raízes”realizado pelos professores da área de Ciências Humanas. 

 

A atividade foi realizada na última semana e contou com a apresentação de um poema escrito pelo aluno do 9º ano Pedro Arthur Clemente Roriz, além da palestra com a militante e ativista do Movimento Negro, Noemi Dandara, com o tema: “Empoderamento e Luta por Igualdade”. A ação contou ainda com a apresentação cultural realizada por alunos de diversos anos/séries e, o fechamento das atividades do dia, com uma apresentação cultural realizada pela banda local AFCria. 

 

O projeto “Faces, Vozes e Raízes” tem como objetivo promover a valorização da história e cultura afro-brasileira para os alunos e a comunidade escolar, com o intuito de reduzir a prática do racismo e o preconceito na escola, além de promover o respeito às diferenças. O projeto teve início em abril e vai até o mês de novembro. A proposta é que sejam construídas atividades mensais voltadas para o objetivo proposto. 

 

O aluno Pedro Arthur, do 9º ano, elogiou as atividades realizadas pelo projeto na escola e considerou a ação muito importante para a sociedade. “Deveriam fazer mais projetos assim nas escolas e nessa também”, disse ele. 

 

“Achei um projeto muito gratificante, de tremendo peso para a escola. Se fosse aplicado mais esse tema na sociedade, teríamos uma sociedade menos racista. O certo era as pessoas prestarem atenção na mensagem que a apresentação teve para levar para a vida, o racismo pra quê? Os negros também têm voz”, destacou o aluno Guilherme de Oliveira, da 3ª série do Ensino Médio.

 

O diretor da unidade escola de Afonso Cláudio, Júlio César da Silva, salientou que o tema é importante para que se possa compreender melhor todo o processo cultural afro-brasileiro. “E, desta forma, aprendendo a respeitar a diversidade cultural e a promover a disseminação da cultura afro no contexto escolar", pontuou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Educação

Estudante de Alfredo Chaves conquista terceiro lugar em concurso de redação da Polícia Federal

Educação

Alunos de Conceição do Castelo criam protótipos de semáforos

Educação

Estudantes da escola Guilherme Milaneze em Fruteiras, Vargem Alta participam de simulação de eleições

Educação

Escola de Santa Maria de Jetibá recebe professora de universidade alemã

Educação

Banda da Escola Presidente Lüebke marca abertura do evento ‘Agosto Lilás’ em Vargem Alta

Educação

Teatro em escola é destaque como ferramenta pedagógica, e descobrindo talentos em Marechal

Educação

Escola Guilherme Milaneze em Fruteiras, Vargem Alta, desenvolve projeto interdisciplinar de combate à dengue

Educação

Estudantes de cursos técnicos e universitários, de Marechal Floriano, assinam contrato em programa de auxílio financeiro