Recentemente, o programa “A Gazeta na Sala de Aula” premiou os oito melhores trabalhos desenvolvidos por escolas de todo o Espírito Santo durante o ano. O tema deste ano foi “Mídias na Educação” e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alto Paraju, sagrou-se vencedora com o projeto “O uso das mídias no resgate das músicas Campesinas”.
Os finalistas foram selecionados dentre 26 projetos, realizados em 16 municípios capixabas, elaborados a partir de conteúdos publicados no jornal impresso e na TV Gazeta. As iniciativas escolhidas foram apresentadas em um encontro na semana passada que reuniu cerca de 100 profissionais das instituições de ensino participantes.
Todos os vencedores foram presenteados com um tablet e o público presente também elegeu o melhor dos oito na categoria voto popular para ganhar mais um. Com isso, a EMEF Alto Paraju foi escolhida e foi beneficiada com mais um aparelho eletrônico. Vale lembrar que, no ano passado, o município também foi premiado pelo Programa com o trabalho “Resgatando Valores através da Comunicação”, realizado pela EMEF Antonio Francisco Erlacher, de Perobas.
A professora responsável pelo trabalho com os alunos da escola, Cleuzimaria Rodrigues, falou sobre as atividades e seus objetivos. “Tivemos a intenção de promover o resgate das músicas campesinas, proporcionando a integração da comunidade com as manifestações culturais que se apresentam no lugar de vivência, oportunizando a expressão de sensações, sentimentos e pensamentos da cultura local”, explicou.
A educadora também ressaltou o papel do veículo de comunicação na contribuição no processo de formação dos alunos. “O trabalho visou à integração com o jornal A Gazeta, uma vez que ele constitui importante recurso pedagógico, tornando-se fonte de informação e análise crítica de mundo, possibilitando aos estudantes a oportunidade de levar conhecimento para seu íntimo e para a família por meio da interdisciplinaridade”, acrescentou.