quarta-feira,
05 de fevereiro de 2025

Saúde

ES autorizado a comprar vacina sem registro na Anvisa

O governador Renato Casagrande (PSB) sancionou a Lei Complementar 960/2020 que autoriza o Estado do Espírito Santo a comprar vacinas contra a Covid-19, antes de serem registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde que aprovadas por pelo menos uma autoridade sanitária estrangeira. A lei está em vigor desde a publicação no Diário Oficial, na última quarta-feira (30).

A medida prevê a aquisição de materiais, medicamentos, equipamentos e insumos da área de saúde considerados essenciais para o combate à pandemia do novo coronavírus, mesmo sem aval da autoridade sanitária brasileira, desde que tenham registro em pelo menos uma das quatro autoridades sanitárias internacionais elencadas no texto e estejam autorizados à distribuição em seus respectivos países. As agências são a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos; European Medicines Agency (EMA), da União Européia; Pharmaceuticals and Medical Devices Agency (PMDA), do Japão; e National Medical Products Administration (NMPA), da China.

A Lei Complementar 960 é proveniente do Projeto de Lei Complementar (PLC) 42/2020, de autoria da Mesa Diretora, aprovado na Casa no dia 14 de dezembro. “É público e notório que as dificuldades na organização de um plano nacional de vacinação pelo Governo Federal têm preocupado governadores de estado, alguns do quais sentiram a necessidade de recorrer à justiça para assegurar o direito à compra da vacina aprovada por outras agências regulamentadoras”, defende o presidente da Assembleia, Erick Musso, na justificativa da matéria.

 

Fonte: Ales

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Maior parte dos diagnósticos de câncer de próstata no ES foram em homens com menos de 70 anos de idade, aponta TCE

Saúde

Cadê a vacina? Fora dos holofotes, dengue já registra um total de 68.839 casos confirmados em todo ES

Saúde

Hospital filantrópico de Afonso Cláudio enfrenta grave crise financeira

Saúde

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no ES

Saúde

“Cadê a vacina da dengue para todos”: Casos da doença já passam de 1,5 milhão no país

Saúde

Moradores denunciam a falta de fumacê devido aumento dos mosquitos “maruim e dengue”, em Vargem Alta

Saúde

Cadê a vacina: Clima, água parada e falhas do poder público causaram explosão de casos de dengue no Brasil

Saúde

Marechal Floriano está entre os 20 municípios do ES que receberão a vacina contra a dengue em fevereiro