Rael Sérgio.
Uma enquete realizada durante 30 dias, pelo Portal Notícia Capixaba foi acirrada, com grande repercussão entre os possíveis candidatos a deputado da Região das Montanhas do Estado. Foram registrados 1045 votos, que iniciou no dia 22/02 e finalizou no dia 22 deste mês. O levantamento apontou os nomes preferidos do eleitorado vargem altenses, florianense e martinense.
Líder na enquete o ex-prefeito de Marechal Floriano Elias Kiefer com 35.7 %, disse que ficou surpresa com o resultado. “Confesso que estou muito feliz, atribuo como um reconhecimento por conta do trabalho ao longo dos anos nos municípios de Marechal e Domingos Martins”, declarou, citando que será um pré-candidato pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB).
O ex-prefeito de Domingos Martins (PSB), um forte candidato citado pelo Governo do Estado, também se declarou surpresa com o fato de estar em segundo lugar na enquete para estadual com 30.1%. “Meu trabalho sempre foi em prol dos martinense, por isso que fui prefeito por dois mandatos consecutivo. Não pretendo ser candidato a estadual, por motivo familiar, porém, o partido tem interesse da minha candidatura para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa”, contou.
Outro forte candidato a ser batido é o ex-deputado e ex-prefeito de Marechal Floriano Cacau Lorenzoni (PP). Cacau teve uma avaliação positiva nas regiões Serrana e Caparaó. Mesmo com 22.8%, foi o único pré-candidato a obter votos em vários municípios do Estado.
Considerado o deputado dos agricultores, o ex-deputado foi elogiado pelo vice-governador do Estado, e segundo ele, terá um apoio do Secretário de Esporte do Estado Vandinho Leite e do prefeito de Domingos Martins, além de lideranças de vários municípios do Estado. “Agradeço a citação, isso é sinal que realizei um bom trabalho”, destaca.
Em último lugar ficou o ex-prefeito de Vargem Alta Elieser Rabello (PMDB) com 11.4%. O ex-prefeito também foi duas vezes prefeito do município, e está cotado para representar o município na Assembleia Legislativa.
Até o fechamento desta edição, não conseguimos entrar em contado com o ex-prefeito. Ligamos para falar sobre a enquete, mas o celular dele só caia na caixa postal.
Atenção, enquete não se trata de pesquisa, prevista no art. 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado A sondagem serve apenas como diagnóstico da movimentação da campanha na internet, não tendo qualquer valor fora do mundo virtual.