Rael Sérgio.
“O equipamento é inédito no país”.
Um engenheiro agrônomo aposentado desenvolveu um equipamento capaz de cozinhar em uma só vez100 quilos de feijão. A Betoneira Gastronômica, nome criado pelo engenheiro agrônomo Onofre Rodrigues, mais conhecido como Onofrinho, morador de Iúna, Região do Caparaó e vem se destacando na Região Sul e Serrana do Estado.
O engenheiro disse que a ideia surgiu quando estava na cozinha de um bar preparando para os amigos um feijão tropeiro, e viu numa obra ao lado trabalhadores misturando massa com brita na betoneira tradicional.
“Sempre estive envolvido com as comunidades e principalmente na promoção de eventos culturais, apoiando o agroturismo, e também por ter uma família grande que se reunia sempre, recebendo muitos amigos. Foi então que resolvi adquirir uma betoneira convencional no mercado, levá-la a uma indústria especializada em aço inoxidável, e desenvolve-la”, disse Onofrinho.
O engenheiro agrônomo explicou que o equipamento foi desenvolvido numa indústria local, com a retirada do bojo original, construindo um novo bojo de inox, para proporcionar a qualidade dos alimentos. Foi adaptado também de acordo com ele, um queimador a gás GLP (usado em um forno para cozimento) sob o bojo, que funciona com duas botijas de gás de cozinha, e uma tampa para o bojo que permite transforma-la em uma panela de pressão.
O interessante é que a tampa possui vários furos para ser utilizada no preparo de alimentos. Um redutor de velocidade computadorizado foi instalado junto ao motor para controlar a velocidade de rotação do bojo que pode ir de 0 à 1800 RPM. Além disso, uma vasilha especial de aço inoxidável foi construída com capacidade de 60 quilos para recebe os alimentos retirados da betoneira.
Recentemente a Betoneira Gastronômica foi à atração principal no Festival do Frango, na zona rural de Marechal Floriano e chamou a atenção das pessoas que participaram do evento. Além de Vaca Tolada e Frango no Macarrão, o engenheiro disse que já preparou Feijão Tropeiro para 1.500 pessoas numa só vez com 100 quilos de feijão, 100 quilos de linguiça calabresa e 30 quilos de torresmo, bacon e 22 quilos de farina na Betoneira.