domingo,
22 de dezembro de 2024

Geral

Engenheiro inventa Betoneira que é capaz de cozinhar 100 quilos de feijão

Rael Sérgio.

“O equipamento é inédito no país”.

Um engenheiro agrônomo aposentado desenvolveu um equipamento capaz de cozinhar em uma só vez100 quilos de feijão. A Betoneira Gastronômica, nome criado pelo engenheiro agrônomo Onofre Rodrigues, mais conhecido como Onofrinho, morador de Iúna, Região do Caparaó e vem se destacando na Região Sul e Serrana do Estado.

O engenheiro disse que a ideia surgiu quando estava na cozinha de um bar preparando para os amigos um feijão tropeiro, e viu numa obra ao lado trabalhadores misturando massa com brita na betoneira tradicional.

“Sempre estive envolvido com as comunidades e principalmente na promoção de eventos culturais, apoiando o agroturismo, e também por ter uma família grande que se reunia sempre, recebendo muitos amigos. Foi então que resolvi adquirir uma betoneira convencional no mercado, levá-la a uma indústria especializada em aço inoxidável, e desenvolve-la”, disse Onofrinho.

O engenheiro agrônomo explicou que o equipamento foi desenvolvido numa indústria local, com a retirada do bojo original, construindo um novo bojo de inox, para proporcionar a qualidade dos alimentos. Foi adaptado também de acordo com ele, um queimador a gás GLP (usado em um forno para cozimento) sob o bojo, que funciona com duas botijas de gás de cozinha, e uma tampa para o bojo que permite transforma-la em uma panela de pressão.

O interessante é que a tampa possui vários furos para ser utilizada no preparo de alimentos. Um redutor de velocidade computadorizado foi instalado junto ao motor para controlar a velocidade de rotação do bojo que pode ir de 0 à 1800 RPM. Além disso, uma vasilha especial de aço inoxidável foi construída com capacidade de 60 quilos para recebe os alimentos retirados da betoneira.

Recentemente a Betoneira Gastronômica foi à atração principal no Festival do Frango, na zona rural de Marechal Floriano e chamou a atenção das pessoas que participaram do evento. Além de Vaca Tolada e Frango no Macarrão, o engenheiro disse que já preparou Feijão Tropeiro para 1.500 pessoas numa só vez com 100 quilos de feijão, 100 quilos de linguiça calabresa e 30 quilos de torresmo, bacon e 22 quilos de farina na Betoneira.

 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES

Geral

Irmã do prefeito eleito de Cachoeiro, Helle’Nice Ferraço morre aos 88 anos

Geral

CPI ouve testemunhas de crime na Câmara de Marechal do acusado apontado como autor do enforcamento de um cachorro em Araguaia