Ana Paula Mill.
Três dias de muita comemoração, dança, música e comida típica em Araguaia, Marechal Floriano. Assim foi a 7ª edição do Encontro da Cultura Italiana, que atraiu uma multidão à charmosa localidade.
Os festejos começaram na sexta-feira (01) e seguiram até a noite de domingo (03). Nem mesmo o friozinho da primeira noite atrapalhou a comemoração. Na abertura, o prefeito Lidiney Gobbi, que tem origem italiana, frisou a importância do evento. “É uma festa para comemorar as nossas tradições e mostrar tudo isso para as gerações futuras”. Ele também destacou as obras e as melhorias para a comunidade de Araguaia, como o Campo Bom de Bola, em parceria com o Governo do Estado, e o posto de saúde.
Na sexta-feira, o grupo de dança Piccoli Granelli e do Coral Piu Bello fizeram grandes apresentações.
No sábado, o dia começou com a Caminhada do Nonno, passando por Torneio de Cinquilho e cantarola na Casa do Nonno. O ponto alto da noite foi o Desfile Bambini, quando 30 crianças da localidade desfilaram com trajes típicos e receberam faixas de príncipes e princesas da festa. Eles representaram as famílias italianas que colonizaram a localidade. Os grupos de dança Piccoli Granelli e Granelli Dei Monte fizeram apresentações de tirar o fôlego e arrancaram aplausos do público. O grupo Giocco di Mora também fez uma linda apresentação com músicas italianas.
Para iniciar o domingo, missa e torneio de bisca. O almoço foi servido ao som de Mirano Schüller e Banda, que fez muita gente levantar da cadeira e dançar.Crianças da comunidade e alunos da Escola Victorio Bravin fizeram um desfile cultural, contando um pouquinho da história da colonização italiana. O desfile foi apresentado pela diretora da escola, Liane Catelan.
Depois, o grupo de dança Di Ballo Nova Trento, de Guaraná, em Aracruz, fez uma apresentação muito animada, ao som das tarantelas. Para acompanhar, pandeiros enfeitados com fitas coloridas.Em seguida, o grupo Piccinini Dei Monti também se apresentou e fez todo mundo cantar “La Bella Polenta”, finalizando as apresentações dos grupos de dança.
A festança só acabou depois das 21 horas. Para os organizadores, foi um recorde de público. A organização estima que passaram por Araguaia três vezes mais pessoas do que o número estimado.
O 7º Encontro da Cultura Italiana é uma festa feita pelas famílias italianas de Araguaia, que trabalham o tempo inteiro para preservar as tradições. Toda a organização do evento foi da comunidade de Araguaia, que não mediu esforços para que tudo desse certo. A Prefeitura de Marechal Floriano deu apoio à festa.