Nesta quarta-feira (09), dois empresários que atuam no setor de rochas ornamentais em Cachoeiro do Itapemirim, Sul do Estado, foram detidos pela Policia Militar Ambiental (BPMA), em ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente de Cachoeiro de Itapemirim (SEMMA).
Segundo informação da Policia Militar Ambiental, as empresas que comandavam já haviam sido notificadas por crime ambiental desde 2009, entretanto não fizeram a regularização para continuarem operando.
Conforme os militares, a primeira empresa, localizada em Soturno, fabricava máquinas para beneficiamento de rochas e tem sido notificada desde o ano de 2009 para realizar adequação as normas ambientais. O segundo estabelecimento, segundo os militares, localizado no bairro Coramara, produzia abrasivos para polimento de chapas de mármore e granito e tem sido intimada pela SEMMA desde 2010 para fazer a regularização.
Conforme ainda a Polícia Ambiental, as atividades fiscalizadas utilizam diversos produtos químicos e substâncias oleosas que podem causar danos à saúde humana e ao meio ambiente. Devido ao seu caráter potencialmente poluidor, estas iniciativas necessitam de prévio licenciamento que autorize a implantação, determinando regras a serem observadas, tais como os locais e forma de descarte e de armazenamento dos materiais químicos.