sábado,
12 de abril de 2025

Geral

Empresa que inscreveu nome de consumidora indevidamente é condenada em Santa Maria de Jetibá

Redação

 

Uma consumidora, que ao tentar aumentar o limite de seu cartão de crédito, descobriu que seu nome havia sido inscrito em cadastro de inadimplentes por uma loja de departamentos da qual não é cliente, ingressou com uma ação na 1ª Vara de Santa Maria de Jetibá.

 

A autora contou que seus documentos foram extraviados. Já a empresa afirmou que, ao tomar conhecimento dos fatos fez o cancelamento do cartão e dos débitos em nome da requerente. A defesa da loja também alegou que a autora seria uma devedora reiterada, com base em outras negativações no período. Por fim, a requerida pediu que, se comprovada fraude, não fosse responsabilizada, diante de culpa exclusiva de terceiro.

 

O juiz responsável pelo caso observou que o cadastro na loja em nome da cliente foi feito três dias depois do extravio dos documentos pessoais da autora, bem como, outros processos da mesma natureza tramitaram no Juízo, nos quais também foi reconhecida a ilegalidade da inscrição do nome da autora em órgãos de proteção ao crédito, devido ao extravio de seus documentos pessoais.

 

“Ademais, não constam dos autos quaisquer elementos que indiquem a anuência da autora com a realização do cadastro perante a empresa requerida, tampouco da aquisição de produtos pela requerente perante a loja ré. Assim, apesar do ônus da prova ter sido invertido, os documentos acostados aos autos pela ré não são capazes de, por si só, comprovar a relação jurídica entre as partes, ou a legalidade da negativação do nome da autora”, disse o magistrado na sentença, que declarou a inexistência dos débitos e condenou a loja de departamentos a indenizar a requerente em R$ 3 mil por danos morais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Presidente Kennedy intensifica combate à dengue com ações de conscientização e mobilização

Geral

Cem dias de gestão de Hugo Luiz: Alfredo Chaves avança com ações concretas em saúde, educação, mobilidade e segurança

Geral

Momento histórico: 734 aprovados no concurso público tomam posse e assumem cargos em Cachoeiro

Geral

Em auditoria, Tribunal de Contas constata deficiências na manutenção da Rodoviária de Santa Teresa

Geral

Procon divulga tabela com pesquisa de preços de produtos da Semana Santa em Cachoeiro

Geral

Diferença de até 155% nos preços de Ovos de Páscoa, aponta pesquisa do Procon

Geral

Projeto prevê criação de “Rota do Galo” em Domingos Martins

Geral

Ministério Público obtém condenação de mulher a 33 anos de prisão por homicídio e tentativa de feminicídio em Piúma