sábado,
21 de dezembro de 2024

Saúde

Em menos de um mês, Espírito Santo já registrou mais de 17 mil novos casos da Covid-19 em capixabas de 20 a 39 anos

Foto: Sesa

 

Redação

 

Desde o início de março até a atualização do Painel Covid-19 dessa segunda-feira (29), 17.562 mil capixabas de 20 a 39 anos tiveram resultado positivo para o novo Coronavírus no Espírito Santo. Em relação aos óbitos, foram registradas 44 mortes na faixa etária de 20 a 39 anos, desde início de março até segunda-feira (29), uma média 1,5 mortes por dia só este mês.

 

“Hoje, o que observamos enquanto vigilância é que pessoas mais jovens estão se contaminando e o desfecho óbito acontecendo com mais frequência. Não é só achar que será uma gripe ou que por ser saudável, que pratica esportes etc. não poderá desenvolver a doença. Está mais que provado que essa narrativa não é verdadeira. O essencial e importante é não se contaminar, é não se colocar em risco”, alertou a chefe do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Larissa Dell’Antonio.

 

Uma preocupação para além do crescimento de casos no público jovem, é o aumento acelerado da curva de novos casos e óbitos pela Covid-19 em todo Estado. Diferentemente das fases anteriores, o crescimento não tem acompanhado uma base extensa, no que para a saúde representa um tempo hábil para adequar a rede de assistência e garantir o acesso aos leitos aos casos graves. 

 

“É uma composição do acelerado contágio da doença e também da sua gravidade. O que indica também que estamos frente a uma variante que se dissemina de forma mais rápida e mais grave. A variante inglesa é sabidamente mais contagiante e letal”, informou o infectologista e referência técnica do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Raphael Lubiana Zanotti.

 

Diante do cenário de crescentes novos casos da Covid-19 e de óbitos em outras faixas etárias e não somente nas de idosos, a chefe do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica complementa. “Todos nós precisamos nos cuidar, mesmo aqueles que já tiveram a doença anteriormente. O vírus mutou e pode fazer novas mutações. Mas, as medidas de prevenção continuam as mesmas. Respeite o distanciamento social, use máscara e higienize as mãos”, instruiu.

 

Dados Covid-19 de 20 a 39 anos

 

O Espírito Santo registrou, até essa segunda-feira (29), de acordo com dados do Painel Covid-19, 158.662 mil casos entre a população de 20 a 39 anos, desde o início da pandemia no Estado, com um total de 275 óbitos. Só em 2021, foram 45.952 mil novos casos e 86 óbitos.

 

De fevereiro a março de 2021, houve um aumento de 54,4% no número de novos casos nesta faixa etária e um aumento de 158,8% no número de mortes em um mês. 

 

Além disso, até a última quarta-feira (24), os casos positivos entre 20 e 39 anos representavam 44,8% do total dos casos no Estado, ou seja, dos 35.264 testes positivos durante o mês de março até aquela data, 15.827 pertenciam a este grupo. Em fevereiro, de 30.700 testes positivos, eles representavam 37% do total.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Maior parte dos diagnósticos de câncer de próstata no ES foram em homens com menos de 70 anos de idade, aponta TCE

Saúde

Cadê a vacina? Fora dos holofotes, dengue já registra um total de 68.839 casos confirmados em todo ES

Saúde

Hospital filantrópico de Afonso Cláudio enfrenta grave crise financeira

Saúde

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no ES

Saúde

“Cadê a vacina da dengue para todos”: Casos da doença já passam de 1,5 milhão no país

Saúde

Moradores denunciam a falta de fumacê devido aumento dos mosquitos “maruim e dengue”, em Vargem Alta

Saúde

Cadê a vacina: Clima, água parada e falhas do poder público causaram explosão de casos de dengue no Brasil

Saúde

Marechal Floriano está entre os 20 municípios do ES que receberão a vacina contra a dengue em fevereiro