No período de 28 a 31 de maio acontece a VII Expoflor – Feira de Agronegócio da Floricultura Capixaba, em Domingos Martins. Com a exposição de uma variedade flores e plantas ornamentais cultivadas no Estado, o evento traz, especialmente, um pouco mais sobre a beleza e elegância das orquídeas. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), atua fortemente nos trabalhos técnicos do evento.
Segundo o superintendente da Associação Comercial de Domingos Martins (ACE-DM), José Luiz Sudré, o mercado de orquídeas continua sendo um dos mais promissores para se obter renda, especialmente nas regiões serranas, como Marechal Floriano, Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá.
A programação envolve palestras e oficinas sobre diversos temas voltados para a floricultura; os aspectos legais na produção de mudas, práticas de paisagismo sustentável e sobre tendências no mercado para produtores. Além da exposição, as palestras e as oficinas irão capacitar ainda mais os produtores rurais.
Na quinta-feira (28), o engenheiro e exportador de orquídeas, Aleksandro Zaslawski, irá abrir o evento com uma palestra sobre o cultivo de orquídeas para iniciantes. Na sexta (29), a bióloga Bárbara Daleprane Canceliere, vai dar um curso sobre formação de preço para os comerciantes e futuros interessados.
Segundo o extensionista do Incaper, João Miranda dos Santos, esse ano o evento conta com algumas novidades. No domingo (30), os produtores rurais terão uma consultoria técnica oferecida por cinco profissionais, sobre todo o tipo de flores. Os participantes também terão cursos de buquês para noivas, oficinas de chá e xarope – de variadas flores -, além de um minicurso sobre plantas de telhado verde, já adotadas por muitos moradores no Estado.
As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo telefone (27) 3268-3380. Quase todas as atividades são gratuitas, mas com vagas limitadas.