Portal Notícia Capixaba.
Vila Verde, Santa Isabel e a sede do município de Domingos Martins, região serrana do Estado, foram às localidades com alto risco de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya.
O levantamento foi divulgado pela Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal, junto com o lançamento da campanha “O perigo aumentou, e a responsabilidade de todos também”.
As informações fazem parte do Levantamento do Índice de Infestação de Aedes Aegypti Municipal, feito em entre os meses de janeiro a junho de 2014, onde foram encontradas as maiores parte dos focos do mosquito. Nesse período ocorreram 36 casos.
Para prevenir as duas doenças, a equipe da Vigilância de Saúde vem realizando visitas domiciliares em todas as localidades do município, para orientação de moradores em relação à prevenção da reprodução do mosquito.
Segundo a equipe da Vigilância, a maior parte dos focos de dengue é encontrada em ambientes domésticos. “Por isso, a sua eliminação depende, portanto, de um consciente manejo do ambiente doméstico que é onde são encontrados mais de 90% dos criadouros preferenciais do mosquito”, explica a gerente da Vigilância em Saúde, Dionia Kiefer.
“E não é necessária muita água: uma tampa de garrafa com água parada já é o ambiente propício para o desenvolvimento da larva”, completa a gerente.
O Município não conta com telefone exclusivo como (Disque Dengue), o contato é através do telefone da Vigilância em Saúde (27) 3268-1354.