Promover e incentivar o lado cultural com muita música, leitura e filmes. Esse é o objetivo do “I Saia da Inércia”, evento que acontece no próximo domingo (21), a partir das 19 horas, na sala localizada abaixo da Casa da Cultura, em Campinho, com entrada franca.
Na mostra serão apresentados ao público diversos curtas-metragens, com durações de até 20 minutos, produzidos por cineastas capixabas. Além dos vídeos, o evento terá um espaço dedicado à música com apresentações de artistas e bandas do Estado.
Durante o evento a comunidade poderá conhecer livros de autores capixabas que estarão expostos. Algumas obras serão doadas para os visitantes que queiram saber um pouco mais sobre o universo literário capixaba.
Uma das idealizadoras do projeto, Bárbara Fonte-Boa, fala que a ideia de criar o evento surgiu em 2013, após ela conhecer o já tradicional ‘Vitória Cine Vídeo’. “O contato com o Vitória Cine Vídeo me despertou esse interesse de realizar uma mostra cultural no nosso município”, relembra Bárbara.
Ela conta que até o momento cerca de 120 pessoas já confirmaram presença no evento por meio da página no Facebook. Bárbara vê a mostra como uma ferramenta de mobilização para os jovens e considera o espaço como fundamental para o desenvolvimento do projeto. “Ter um espaço para esse tipo de iniciativa é essencial para o despertar de novas ideias”, considera.
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Wellington Bleidorn,o envolvimento e a liderança da comunidade nesse tipo de ações são primordiais para a valorização da cultura. Ele ainda fala sobre o espaço que está aberto para esse tipo de atividade. “A comunidade pode utilizar o espaço para promover ideias semelhantes e que valorizem a cultura”, ressalta o secretário.
O espaço fica localizado embaixo da Casa da Cultura e pode ser utilizado para fins culturais por meio de agendamento feito no próprio local. Confira abaixo a programação do 1º Saia da Inércia.