sexta-feira,
27 de dezembro de 2024

Polícia

Disque-Denúncia 181 bate recorde de registros em 2020

Foto: Sesp

 

Redação

 

Entre janeiro e dezembro de 2020, o Disque-Denúncia 181 recebeu 61.509 denúncias anônimas. O número representa um recorde de registros desde que o canal foi criado, em 2001, e um aumento de 16,8% com relação ao ano de 2019, quando foram registradas 52.660 denúncias anônimas.

 

Ao analisar a série histórica, nota-se que o Disque-Denúncia 181 tem se popularizado mais a cada ano. Desde 2016, os registros de denúncias aumentam ininterruptamente e o crescimento se acentuou em 2018, quando o site disquedenuncia181.es.gov.br foi criado.

 

O Disque-Denúncia 181 foi criado em 2001, com o objetivo de ser um canal seguro para o envio de denúncias anônimas para as forças de segurança pública, relacionadas a qualquer tipo de crime. No início, as denúncias eram feitas exclusivamente pelo telefone 181, mas em 2018 o serviço ganhou uma nova porta de acesso, o site disquedenuncia181.es.gov.br.

 

“Desde a criação do site, notamos um aumento de 50% na quantidade de denúncias anônimas. Isso demonstra que a população confia no nosso trabalho, no sigilo das informações, e sabe que a contribuição de todos é muito importante para o trabalho da polícia. O Disque-Denúncia 181, seja por telefone ou site, já demonstrou que é uma ferramenta segura e eficaz no combate à criminalidade”, afirmou o gerente do Disque-Denúncia 181, delegado Paulo Expedicto Amaral.

 

Qualquer pessoa em território capixaba pode auxiliar o trabalho da polícia com informações anônimas. Por telefone, basta discar 181 para repassar informações relacionadas a qualquer tipo de crime. Mesmo que o cidadão não tenha detalhes sobre o fato, qualquer contribuição é bem-vinda e pode ajudar a elucidar um caso. Já pelo site disquedenuncia181.es.gov.br, o comunicante pode enviar fotos, vídeos e arquivos diversos, também de forma anônima, e colaborar com o trabalho da polícia.

 

Tendência de crescimento também em 2021

 

Os dados do primeiro quadrimestre de 2021 indicam que o serviço continua em curva crescente. Entre janeiro e abril deste ano, o Disque-Denúncia 181 recebeu 24.036 denúncias anônimas. O serviço atingiu uma média de 6 mil registros por mês, o que representa a maior média histórica de registros, 17% acima da média mensal de 2020. A previsão é que 2021 se encerre com mais 70 mil registros de denúncias anônimas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Polícia

“Natal na cadeia”: Polícia apreende drogas e prende cinco pessoas durante operação em Castelo

Polícia

Duas pessoas são presas por tráfico de drogas após denúncia anônima em Marechal Floriano

Polícia

“A casa caiu na Região Serrana”: GAECO deflagra Operação Caixa de Pandora

Polícia

Polícia Civil prende casal suspeito de assassinar pedreiro em Piúma

Polícia

Polícia Civil prende suspeito de abusar da filha em Santa Maria de Jetibá

Polícia

Reviravolta: Investigação de casal encontrado morto em apartamento em Castelo, trata-se de feminicídio seguido de suicídio, afirma a polícia

Polícia

PCES deflagra ‘Operação Dominó’ e prende nove pessoas na região serrana

Polícia

Ação conjunta resulta na captura de um dos criminosos mais procurados da região serrana