Redação.
O município de Venda Nova, na região serrana do Estado, é referência no agroturismo e, tem registrado nos últimos meses crescimento no número de furtos e roubos a residências e comércios. O alto índice de criminalidade tem deixado a população apreensiva e preocupada. Sobre os fatos que vêm acontecendo no município de montanhas, o deputado federal Evair de Melo (PV), que também reside na região, fez um alerta, pedindo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) para dar agilidade na apuração dos crimes e nas ações de combate à violência no município.
“Solicitei um reforço no policiamento e o fortalecimento da parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), já que a cidade está localizada às margens da rodovia BR 262, muitas vezes usada como rota de fuga desses criminosos”, informou o deputado.
Em janeiro houve um aumento expressivo de ocorrências de roubo e assaltos à mão armada no município. Na primeira semana do mês, em apenas um prédio no Bairro São Pedro, três apartamentos foram arrombados. No dia 8, a Igreja Católica São Francisco de Assis, no Camargo, foi arrombada e equipamentos foram levados. Na manhã do dia 11, foram arrombados um escritório de advocacia, próximo ao Fórum, e um apartamento na Av. Domingos Perim. Do escritório levaram um computador e do apartamento, vários objetos de valor, incluindo joias. No mesmo dia, homens invadiram um mercado na Avenida Ângelo Altoé e levaram o dinheiro das vendas do final de semana do estabelecimento. No dia seguinte, uma mercearia em Alto Caxixe, foi assaltada, em plena luz do dia. As informações foram divulgadas na Rádio FMZ e no jornal online Notícia Capixaba.
“Estamos assustados porque Venda Nova sempre foi uma cidade tranquila, temos policiamento eficiente, mas infelizmente, precisamos repensar formas de proteger nossas famílias e patrimônio. Também é preciso investigar e punir os culpados”, diz o presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Venda Nova do Imigrante, Flávio Mareto.