quinta-feira,
03 de abril de 2025

Saúde

Dengue tipo 3: Entenda riscos da doença que voltou a ser registrada, e acende sinal de perigo e exige atenção redobrada

Redação

A dengue, doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, volta a preocupar com o aumento dos casos envolvendo o sorotipo 3. A infectologista, Luiza Morandi, alerta para os riscos específicos desse tipo de vírus e reforça a necessidade de medidas preventivas.

“A dengue é causada por quatro sorotipos diferentes do vírus (1, 2, 3 e 4), e a reinfecção é possível, aumentando o risco de complicações”, explica Luiza Morandi. “O tipo 3, que circulou menos nos últimos anos, encontra agora um cenário favorável para se espalhar, já que muitas pessoas estão desprotegidas.”

A infectologista destaca que o sorotipo 3 possui maior potencial para causar formas graves da doença, além de se multiplicar mais rapidamente no organismo, elevando a resposta inflamatória e o risco de internações. “Quem já foi infectado por outro tipo pode desenvolver uma reação mais intensa ao entrar em contato com o tipo 3”, alerta.

Os sintomas da dengue, como febre alta, dores no corpo, dor atrás dos olhos, cansaço e manchas na pele, são semelhantes entre os sorotipos. A identificação do tipo de vírus em circulação só é possível por meio de exame laboratorial.

A boa notícia é que a vacina contra a dengue disponível no Brasil protege contra todos os quatro sorotipos, incluindo o tipo 3, ajudando a reduzir o risco de formas graves da doença.

“O retorno do tipo 3 é resultado de um ciclo natural de circulação dos vírus da dengue”, explica Luiza Morandi. “Com o aumento das viagens e da circulação de pessoas, ele voltou a circular e tem encontrado um cenário favorável para se espalhar.”

O alerta da infectologista é claro: a prevenção e o combate ao mosquito transmissor são fundamentais para evitar um aumento considerável de casos graves da doença.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Presidente Kennedy promove campanha de combate à Tuberculose

Saúde

Serviço de telemedicina começa neste mês a ser oferecido na rede municipal de Marataízes

Saúde

Prefeitura inicia processo para implantação da Telemedicina em Marechal

Saúde

Maior parte dos diagnósticos de câncer de próstata no ES foram em homens com menos de 70 anos de idade, aponta TCE

Saúde

Cadê a vacina? Fora dos holofotes, dengue já registra um total de 68.839 casos confirmados em todo ES

Saúde

Hospital filantrópico de Afonso Cláudio enfrenta grave crise financeira

Saúde

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no ES

Saúde

“Cadê a vacina da dengue para todos”: Casos da doença já passam de 1,5 milhão no país