quinta-feira,
26 de dezembro de 2024

Geral

Cultivo de maçã é nova aposta de produtor de Domingos Martins

Domingos Martins é conhecido por ser um dos maiores produtores de banana e cítricos do Espírito Santo. O volume e qualidade desses dois produtos têm destacado o município ao longo dos anos. Mas uma novidade que vem crescendo e tem se tornando fonte de renda para alguns agricultores familiares é a diversificação de culturas para incremento da renda. Com isso, produtores têm investido no cultivo de frutas, verduras e legumes variados.

O plantio da maçã, prática que ainda não era muito popular na região, vem se estruturando e ganhando força em algumas áreas do interior do município. Uma das propriedades que já alcança números satisfatórios a cada ano está localizada em Tijuco Preto, distrito de Ponto Alto. Responsável pela plantação da fruta no local, Jamil Rodrigues Barbosa, conta que começou a trabalhar com o cultivo em 2011, após deixar a prática de plantio de café. “A maçã foi uma forma que eu encontrei de diversificar a produção na propriedade, além de ser uma alternativa de renda”, conta o produtor rural.

Jamil fala que, no início, enfrentou algumas dificuldades, por ser um produto que ele pouco conhecia e nunca tinha trabalhado. A plantação também começou em pequena escala e no último ano atingiu a marca de 250 caixas comercializadas. Em 2015, ele planeja ter uma quantidade de 700 pés da fruta na propriedade.

Na plantação são encontradas maçãs nas variedades Eva, Julieta e Princesa que são vendidas in natura. Ele conta que muitos turistas visitam a plantação em busca das frutas que tem qualidade reconhecida na região. “Quero investir mais e começar a produzir produtos a partir da fruta”, conta Jamil.

Jamil fala sobre os cuidados que se deve ter com esse tipo de fruta para que o resultado seja um produto de qualidade. “Aqui na propriedade, não utilizo veneno. Faço apenas limpeza e coloco adubo de esterco”, explica o produtor, que além da maçã também cultiva frutas como pêssego e a amora.

O componente da equipe de profissionais da Prefeitura Municipal, Ater Luiz Hand revela que muitos produtores estão diversificando a produção nas propriedades rurais.

Ele conta que produtor rural aciona o técnico que realiza um planejamento de trabalho na propriedade. “Analisamos o solo, verificamos as mudas e se a fruta é propícia para a região. Também auxiliamos no manejo do controle e pragas e doenças que podem atingir a plantação”, ressalta Ater.

Ater fala sobre o clima do município que é propício muito para o cultivo de frutas como uva, lixia, pêssego e amora. Ele relata que esse tipo de trabalho é um diferencial para o turismo do município. “A rentabilidade de produção é fantástica e a utilização dos frutos da para criação de produtos e algo que valoriza todo o trabalho”, lembra o técnico.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES