quarta-feira,
05 de fevereiro de 2025

Saúde

Covid-19: há 7 semanas com risco moderado, cuidados devem ser reforçados em Cachoeiro

Foto: Márcia Leal/PMCI

 

 

Redação

 

Pela sétima semana consecutiva, Cachoeiro de Itapemirim foi classificado pelo governo estadual como risco moderado para Covid-19, classificação que permanecerá até o próximo domingo (17). O município está com cerca de 470 casos ativos, segundo dados do Portal Covid-19 Cachoeiro e do painel de indicadores do governo estadual.

 

Diante da realidade atual, a Prefeitura de Cachoeiro reforça o apelo para que a população tome os cuidados sanitários para evitar a transmissão do coronavírus. Nunca é demais relembrar as medidas básicas: evitar sair de casa, usar máscara de proteção quando estiver fora da residência, evitar aglomerações, higienizar as mãos constantemente e cumprir o isolamento social, se estiver com sintomas.

 

Além das ações diretamente ligadas à área de Saúde, equipes da Prefeitura fazem limpeza de locais públicos com hipoclorito de sódio todas as semanas. Também são realizadas campanhas de conscientização junto ao comércio e à população em geral.

 

Outra ação essencial é a fiscalização aos estabelecimentos comerciais da cidade para verificar o cumprimento das medidas restritivas. Em 2020, foram feitas 16.782 vistorias por todo o município, e o trabalho continua em 2021.

 

Essas ações de fiscalização são reforçadas pelo Disk Aglomeração, que recebe denúncias de desrespeito às normas restritivas e às encaminha à Central de Fiscalização ou à Guarda Civil Municipal (GCM), para que sejam tomadas as medidas cabíveis. O Disk Aglomeração atende 24 horas.

 

“O poder público municipal tem feito um grande esforço para combater a pandemia em Cachoeiro. Mas cabe também à população tomar consciência da situação e fazer a sua parte”, alerta Ruy Guedes, vice-prefeito e coordenador do Serviço de Comando Operacional (SCO) para combate à Covid-19 em Cachoeiro.

 

Novas regras no risco moderado

 

A Prefeitura de Cachoeiro fez pequenas mudanças nas normas restritivas direcionadas aos estabelecimentos comerciais. Agora, as atividades do turno 3 (shoppings, centros comerciais e galerias) podem funcionar por oito horas aos domingos.

 

As alterações constam no Decreto Nº 30.171, publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (11).

 

O decreto também apresenta algumas modificações de horário para o caso de município entrar no risco alto e prorroga, para 31 de janeiro, a suspensão: dos serviços prestados pelo Centro de Convivência Vovó Matilde; dos serviços de fortalecimento de vínculos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes); dos eventos esportivos realizados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp).

 

De acordo com o último boletim publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na tarde desta segunda-feira (11), Cachoeiro apresenta 13.127 casos confirmados, 12.447 pacientes curados e 266 mortes em decorrência da Covid-19. Informações sobre a pandemia no município podem ser acompanhadas no site cachoeiro.es.gov.br/covid19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Maior parte dos diagnósticos de câncer de próstata no ES foram em homens com menos de 70 anos de idade, aponta TCE

Saúde

Cadê a vacina? Fora dos holofotes, dengue já registra um total de 68.839 casos confirmados em todo ES

Saúde

Hospital filantrópico de Afonso Cláudio enfrenta grave crise financeira

Saúde

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no ES

Saúde

“Cadê a vacina da dengue para todos”: Casos da doença já passam de 1,5 milhão no país

Saúde

Moradores denunciam a falta de fumacê devido aumento dos mosquitos “maruim e dengue”, em Vargem Alta

Saúde

Cadê a vacina: Clima, água parada e falhas do poder público causaram explosão de casos de dengue no Brasil

Saúde

Marechal Floriano está entre os 20 municípios do ES que receberão a vacina contra a dengue em fevereiro