sábado,
21 de dezembro de 2024

Geral

Conselho da Mulher é criado em Marechal Floriano

Ana Paula Mill.

Marechal Floriano deu mais um importante passo quando se trata de assuntos relacionados à Mulher. Nesta terça-feira (12), foi realizada a cerimônia de posse da diretoria do Conselho dos Direitos da Mulher.

Até 2012, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Marechal Floriano contava com apenas dois conselhos. Com a ampliação da prestação de serviços e a implementação das políticas públicas, o município de Marechal Floriano criou o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e, nesta terça-feira, foi empossado o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, criado pela Lei Municipal 1.424, de 14 de abril de 2014.

O Conselho da Mulher é formado por 20 membros – entre titulares e suplentes – representantes do poder público e da sociedade civil. A cerimônia de posse aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Marechal Floriano, às 15 horas.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Iracema de Paula de Lima Freitas, declarou aberta a sessão. Em seguida, Fábia Ferreira Pereira Paschoal, do Centro de referência de Assistência Social (CRAS), falou sobre a importância do trabalho conjunto. “O CRAS tem a atribuição de ampliar e levar o conhecimento dos Direitos da Mulher à população. Nos sentimos honrados em fazer parte desse Conselho , para que, juntos, possamos trabalhar cada vez mais pelas mulheres”.

Lucinéia Iglesias, da Gerência de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, disse que o Conselho da Mulher é um sonho realizado. “Esse momento, para nós, é um sonho. A gente sempre pensou nisso. Se esse Conselho não for o mais importante, acredito que ele será um dos mais importantes. Hoje, o município vai ter mais um local de amparo, onde serão discutidos e tratados os problemas relacionados à Mulher. Não vamos só comparecer às reuniões para marcar presença. Vamos lutar, cada vez mais, pelas políticas públicas e pelos direitos da Mulher”.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Iracema de Paula de Lima Freitas, falou sobre o drama em que muitas mulheres ainda vivem no Brasil. “Ser mulher já é difícil. Ser mulher negra e pobre, cai na invisibilidade. Hoje, as mulheres têm um índice muito maior de freqüência nas faculdades e, ainda assim, ganham menos que os homens. A luta tem que continuar e temos muito o que avançar”.

Iracema de Paula também frisou a importância da presença dos homens na vida das mulheres. “Esse Conselho é uma conquista nossa. E se não tivermos homens, companheiros, ao nosso lado, que entendam a nossa luta, os nossos direitos e o nosso trabalho, não conseguiremos avançar. O índice de mulheres que sofrem algum tipo de violência em Marechal Floriano é altíssimo. Para nós, será de grande importância a participação de todos, inclusive das polícias Civil e Militar. Acredito que, quando um projeto é realizado com parcerias, ele é um sucesso.”

Outro dado importante relatado pela secretária é que o maior número de casos acontece na zona rural. E muitos deles não são registrados, pois a vítima não consegue sequer sair de sua propriedade para fazer uma denúncia. Em outros casos, mesmo atendidas nas unidades de saúde, não querem registrar a ocorrência.

“Muitas mulheres sofrem nesse município. E o agressor, muitas vezes, não é aquele que bate. Mas é aquele que faz um pouquinho a cada dia. Às vezes, não existe a dor física. Mas a dor está na alma de cada uma delas”, finalizou Iracema de Paula.

O presidente da Câmara de Vereadores, João Cabral, deu todo apoio ao Conselho dos Direitos da Mulher. “O maior cargo, hoje, de uma empresa brasileira, é de uma mulher, que ocupa a presidência da Petrobrás. Milhares de brasileiros colocaram uma mulher na presidência da República. Mas não há um dia sequer que não tenha matérias sobre violência e morte de mulheres publicadas nos jornais. São coisas que não conseguimos entender. E quando vemos um conselho que se propõe a trabalhar e seguir em frente, só temos que dar apoio em tudo o que for necessário.”

O prefeito Lidiney Gobbi também está bastante satisfeito. “Não estamos preocupados com ação social. Aqui é Assistência Social. E isso acontece quando trabalhamos com direitos iguais para todos. O Conselho é um compromisso, um desafio, uma responsabilidade. E daí vem as ideias novas. O nosso objetivo é que vocês, da sociedade, participem do poder público, fortalecendo o nosso trabalho cada vez mais”.

Na cerimônia de posse, estiveram presentes representantes de vários seguimentos da sociedade de Marechal e do poder público. Entre eles estavam a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Zenaide Marques Sobrinho, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMCAMF), Welder Heringer Nogueira, e representantes do Conselho do Idoso.

A primeira reunião do Conselho da Mulher está prevista para o mês de setembro. O atendimento às vítimas de violência, em Marechal Floriano, melhorou bastante. A Polícia Civil ressaltou que o atendimento à mulher é prioritário e todo o procedimento – depoimento e solicitação de medida protetiva, por exemplo – é feito em um único dia.

Veja quem faz parte do Conselho dos Direitos da Mulher

Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

Titular – Lucinéia Iglesias
Suplente – Fábia Ferreira Pereira Pascoal
Titular – Iracema de Paula de Lima Freitas
Suplente – Andreia de Brito

Secretaria Municipal de Educação e Esportes.

Titular – Gesilda Maria Loiola
Suplente – Verônica Francisca Monteiro
Secretaria Municipal de Saúde.
Titular – Michelle Firmiano da Rocha Ewald
Suplente – Terezinha de Jesus Moreira

Da Procuradoria Geral.

Titular – Simone Klippel
Suplente – Acácia E.Simon Trarbach

Representantes de Entidades:

Titular – Valdilene Magalhães dos Santos Nogueira
(Comunidade Terapêutica para Tratamento Comportamental Antidrogas-Casa da Mulher)
Suplente – Angélica Moreira
(Comunidade Terapêutica para Tratamento Comportamental Antidrogas-Casa da Mulher)

Representantes de Grupos:

Titular – Antônia das Chagas P. Almeida
(ACIASMAF) – Associação Comercial Industrial Agroindustrial e de Serviços de Marechal Floriano)
Suplente – Ana Paula Littig
(ACIASMAF) – Associação Comercial Industrial Agroindustrial e de Serviços de Marechal Floriano)

Representante de Movimentos de Mulheres:

Titular – Adir Chagas Klem
(Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano)
Suplente – Celsiane Aparecida Abadias Athaydes

(Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano)

Titular-Josy Siqueira Rohr

(Policia Civil de Marechal Floriano)
Suplente – Luiz Paulo Perim
(Policia Civil de Marechal Floriano)

Titular- Vanderleia Schneider

(Policia Militar de Marechal Floriano)
Suplente- Raquel Moulin Dardengo
(4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano).

Saiba Mais

O Conselho dos Direitos da Mulher de Marechal Floriano (CMDM) tem caráter permanente, prepositivo, consultivo, executivo e deliberativo. Tem a função de propor, junto à esfera pública, políticas sociais voltadas para a garantia dos Direitos da Mulher, considerando o atendimento específico dessa parte da população. O CMDM foi instituído pela Lei Municipal 1.424, de 14 de abril de 2014. As atribuições do Conselho da Mulher são: formular diretrizes gerais e o plano municipal de políticas para a promoção dos direitos das mulheres; articular, junto aos órgãos governamentais e seguimentos da sociedade, a implantação do plano municipal de políticas para as mulheres e assessorar o governo municipal, acompanhando e controlando a elaboração e a execução de programas e projetos de políticas públicas para as mulheres.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES

Geral

Irmã do prefeito eleito de Cachoeiro, Helle’Nice Ferraço morre aos 88 anos

Geral

CPI ouve testemunhas de crime na Câmara de Marechal do acusado apontado como autor do enforcamento de um cachorro em Araguaia