Portal Notícia Capixaba.
Já recomeçaram as especulações sobre a presidência é a posição mais cobiçada entre os vereadores de Marechal Floriano e Vargem Alta, ambas as regiões serranas do Estado. Além da gestão administrativa, o presidente da Casa concede poder e visibilidade política ao representante. Por outro lado, ela tem uma série de atribuições, todas previstas no regimento interno da Câmara.
O próximo biênio vai ser concluído no processo eleitoral de 2016. Liderar uma Casa tão importante rende capital político ao comandante da Câmara. Nos dois municípios, os novos presidentes do próximo biênio terão novas filosofias de administrarem às contratações dos cargos de confianças dos seus municípios, ou seja, uma verdadeira troca de cadeira entre os funcionários para o próximo ano.
Em Vargem Alta, está prevista para a escolha do próximo presidente no dia (15), e segundo os bastidores a disputa está acirrada entres os vereadores Luciano Quintino (SDD), que já presidiu a casa no biênio de 2011 e 2012, o atual presidente Darli Fassarella (PSB) e o vereador Almezindo Betini (PR). As articulações apontam apenas duas chapas entre os três candidatos, sendo os mais cotados os vereadores Luciano e Darli.
Já em Marechal Floriano os vereadores estão evitando especulações. Porém, dois grupos já estão montados desde o biênio 2013/2014. O famoso G4, os vereadores Alcino Diniz (PP), Dório Alfredo Braum (PHS), Juarez Xavier (PSD) e David Klippel (PRTB), precisam de apenas mais um vereador do outro grupo, para eleger seu novo presidente que segundo os bastidores, a chapa será comandada pelo vereador Juarez Xavier.
No outro lado, as cordas do violão do grupo dos cincos vereadores, João Cabral (PMDB), o atual presidente, Cezinha Ronchi (PSDB), José Rodolfo Krohling (PSB), o Dodô, Renatinho da Ambulância (PP) e o Abrão Levi Kiefer (PT), o Coquinho, parece que não estão afinadas. Apesar de o vereador Cezinha colocar o nome à disposição na chapa, existe a possibilidade do vereador Dodô entrar nesse bolo. Além disso, o petista Coquinho vem costurando os dois grupos, e a corda do violão dele não está com boa afinação no atual grupo que ele apoiou na Casa. Tudo aponta que o comando das duas chapas ficarão mesmo entre Juarez e Cezinha, e o petista decidirá o jogo.
Em Marechal a eleição do novo presidente para o biênio 2015/2016, ainda não tem data marcada, porém, está previsto de acontecer entre os dias 16 e 22. A novidade neste ano, é que o voto dos nove vereadores de Marechal Floriano será público e aberto, e não mais secreto. No município de Vargem Alta, serão semelhantes, os onze vereadores votam no nome preferido, em escolha também aberta e não secreta.