Redação.
“São Bento de Urânia é um dos maiores produtores de uva do município”.
Como é de costume durante a Festa da Uva e do Vinho serão escolhidos os melhores vinhos artesanais produzidos e engarrafados em São Bento de Urânia. Cerca de 15 produtores irão participar da disputa.
Durante a escolha, enólogos e apreciadores de vinho irão avaliar criteriosamente as bebidas nas categorias suave e seco, acompanhando recomendações técnicas do Pólo de Uva e Vinho do Espírito Santo. No distrito, cerca de 25 famílias cultivam a fruta e fabricam vinho de forma artesanal. A produção anual gira em torno de 12 mil garrafas.
A 52ª Festa da Uva e do Vinho acontece nos dias 23 e 24 de janeiro e, além do concurso para escolher a melhor vinho, realiza disputa para eleger a melhor uva, shows, feira de produtos locais, desfile de microtratores e outras atrações culturais. Os produtores esperam comercializar certa de cinco toneladas da fruta durante a festa.
Durante a escolha, que ocorrerá na tarde do sábado (23), após a análise dos julgadores, os visitantes poderão apreciar os vinhos da disputa.
De acordo com o secretário de Agricultura, Antônio Carlos Petri, a escolha dos melhores vinhos ocorre com acompanhamento de professores especializados na bebida e é bastante criteriosa. “É uma disputa muito criteriosa. Tudo é acompanhado com bastante rigor”, disse.
Produção
A produção de uva vem crescendo em Alfredo Chaves. Atualmente cerca de 30 famílias cultivam a fruta, em diversas regiões do município. Mais de 170 toneladas de uva são produzidas anualmente. A maioria é cultivada no distrito de São Bento de Urânia.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o distrito de São Bento de Urânia é responsável pela maior parte da produção da fruta no município. As espécies mais cultivadas são Isabel precoce, Niágara, violeta e bordô. A fabricação de vinho artesanal gira em torno de 12 mil garrafas por ano.
Festa
A programação da Festa da Uva e do Vinho inclui concurso para escolher o melhor vinho, comercialização da fruta, desfile para escolha da rainha da festa, apresentações culturais e shows musicais. A expectativa é vender mais de cinco toneladas de uva durante o fim de semana festivo.
A comunidade de São Bento de Urânia fica a 40 km da sede e é um dos maiores produtores de uva do município.