Foto: Pommerfest Melgaço/Divulgação |
Eduardo Antunes
A Associação de Moradores, Produtores e Amigos de Melgaço (AMPAM) está promovendo, no próximo final de semana, a XXIX POMMERFEST, a festa da cultura pomerana na comunidade. Serão três dias de festa, entre a sexta-feira, 31 de agosto, e o domingo, 02 de setembro.
O quebra louças, o casamento pomerano, concurso do boneco e boneca pomeranos (crianças com trajes tradicionais) e a eleição da rainha e princesas serão algumas das principais atrações do evento, que contará também com a peculiar alegria do povo pomerano, que colonizou a região montanhosa e fria do nosso estado.
Uma casa de estuque será construída durante os três dias de comemoração, animados por diversas atrações musicais, incluindo o forró de concertina – que é ensinado de pai para filho desde a imigração.
No domingo haverá almoço, sorteio de prêmios e várias outras atividades para o público presente, com muita alegria e disposição até o encerramento. Grupos de dança também se apresentarão.
A organização do evento fica por conta da comunidade, que se une e conta com o apoio do comércio local e da prefeitura de Domingos Martins.
A comunidade de Melgaço fica a uma distância aproximada de 35 quilômetros da sede do município (Campinho) e pouco mais de 70 km de Vitória. Todo o percurso é feito em rodovias asfaltadas. "Os turistas e visitantes são sempre bem vindos e serão super bem tratados", convida o presidente da AMPAM, Edvino Petter, conhecido popularmente por Zé Colméia.