Domingos Martins será transformada simbolicamente na Capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (12), data que marca o Dia do Município e as homenagens ao Herói Capixaba Domingos José Martins.
Nascido no sítio Caxangá, nas proximidades de Itapemirim, hoje pertencente ao município de Marataízes, Domingos Martins foi um dos líderes da Revolução Pernambucana e, derrotado, foi preso e enviado à Bahia, onde acabou fuzilado em 12 de junho de 1817, no Campo da Pólvora, hoje conhecido como Campo dos Mártires.
Em 20 de dezembro de 1921 o nome do município, até então Santa Isabel, foi mudado para Domingos Martins em homenagem ao herói capixaba. Suas últimas palavras foram: “Morro pela liberd”.
homenagem
O dia de comemorações começa logo cedo, às 9 horas, com a homenagem póstuma ao líder da Revolução Pernambucana, na Praça Domingos José Martins, também conhecida como Praça da Biquinha. Em seguida, o governador do Estado, Renato Casagrande, transfere a capital em solenidade na Avenida Presidente Vargas, no centro de Campinho.
O Dia do Município vai contar também com a presença da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo. “Para nós é um dia de muita alegria e satisfação, quando celebramos uma data tão importante para a o nosso município, relembrar anualmente a coragem e a bravura do homem que dá nome à nossa terra. Esta é uma forma de manter viva a nossa história”, destaca o prefeito Luiz Carlos Prezoti Rocha, o Carlinhos Borboleta.
Mais de 450 estudantes devem participar do desfile
A programação de homenagens também terá a participação de estudantes de escolas municipais e estaduais, a partir de 9h40, também na avenida principal. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes, este ano o Desfile Cívico terá como tema “Domingos Martins: Educação, direito humano em foco” e contará com a participação das Bandas Marciais Adamastor Furtado, de Viana, e Talma Sarmento, de Cariacica.
O trânsito da Avenida Presidente Vargas será alterado para as festividades no período da manhã. A partir das 8 horas, o fluxo de veículos ficará interrompido em meia pista da Casa da Cultura até o semáforo. Já a área entre o Banco do Banestes e o Supermercado Trarbach será totalmente interrompida para o Desfile Cívico.
O dia 12 de junho reserva ainda programação para o Dia dos Namorados, e neste ano, especialmente, para a Copa do Mundo. No período da tarde e à noite, a festa continua com muitas atrações. Ao meio dia, a Vila Caipira abre com show de Gilmar Medina Voz e Violão, e na Tenda Cultural Renato Pacheco haverá contação de histórias.
Às 14 horas começa a torcida pelo Brasil na Copa do Mundo, com telão na Vila Caipira. Após a partida de estréia da seleção, o Grupo San Carlos faz a sua apresentação. Às 20 horas, a programação segue com tenda eletrônica DJ Fabrício Torres, no coreto da praça, e, a partir das 22 horas a noite será dos namorados, com show de Donato e Eduardo no palco principal.