Notícia Capixaba/Dirceu Cetto.
Mesmo depois da Festa da Uva e do Vinho a colheita da uva ainda continua em São Bento de Urânia, interior de Alfredo Chaves. As porteiras dos sítios estão abertas e recebem visitantes diariamente. Em cada propriedade, o visitante pode escolher no pé a própria uva que deseja comprar e ainda degustar a fruta, vinhos e geléias produzidos na região.
A família de Izair Simoni, 52, que cultiva cerca de três mil pés de uva no distrito é um exemplo. Ela comercializa no sítio a fruta e derivados todos os anos. Simoni produz uva há mais de 20 anos, mas somente a partir de 2008 começou a profissionalizar o cultivo. Na propriedade são cultivadas as espécies Niágara rosada, Izabel americana, Izabel precoce, violeta e bordô. Para este ano, Izair espera colher 10 toneladas da fruta. “Estamos cultivando dentro das técnicas recomendadas e esperamos que nos próximos anos a colheita seja superior”, conta.
A família tem o sonho de construir na propriedade uma cantina, para comercializar vinho, geléia e outros derivados da fruta. “Hoje a principal fonte de renda da família é o inhame e o tomate, acredito que dentro de alguns anos será a uva”, prevê o agricultor.
Em outros sítios também continua a colheita, como os dos viticultores Serafino Buzato, Jandir Gratieri e Antônio Pianzoli.