Portal Notícia Capixaba.
Um fato muito curioso aconteceu hoje (05) no final da manhã em um comércio no centro de Vargem Alta. Uma cobra da espécie Caninana, com pouco mais de um metro e meio foi encontrada no depósito de uma padaria pelo proprietário, que capturou, colocou dentro de um saco e levou até o 3º Pelotão da Policia Militar, para que fosse devolvida ao seu habitat natural.
O soldado da PM, Luciano informou que a serpente foi entregue para o biólogo Helimar Rabello, para que fosse devolvida ao seu habitat natural.
O biólogo explicou que essa espécie não é venenosa, e ela deixou o seu habitat natural em busca de alimentos.
A Cobra Caninana é uma serpente da família Colubridae, característica da América Central e América do Sul, que também ocorre em Trinidad e Tobago. A caninana pode atingir cerca de 4 metros de comprimento e é bastante rápida e ágil. Apesar de ser bastante agressiva, a caninana não é peçonhenta. Alimenta-se principalmente de roedores arborícolas e pequenas aves. Também é conhecida como arabóia, cainana, cobra-tigre, iacaninã, jacaninã, papa-ovo e papa-pinto.
O soldado alerta para que, em casos como esse, a população não mate o animal, porque configura um crime ambiental, e que jamais tente pegá-lo por meios próprios, mas que acione os órgãos competentes ou alguém especializado para resgatar o animal.