Portal Notícia Capixaba
Neste final de semana, a Polícia Militar Ambiental intensificou as fiscalizações em granjas na região serrana do Estado sendo apreendidos mais de 242 mil frangos em empreendimentos irregulares em Rio Fundo, zona rural de Marechal Floriano. De acordo com a Polícia Militar Ambiental, os infratores responderão por crime contra o meio ambiente.
Conforme a Polícia Ambiental, após denúncias anônimas, uma equipe fiscalizou cinco granjas e constatou que algumas delas estavam localizadas em área de preservação permanente, além de não possuírem autorização para o empreendimento. No total 242.100 frangos foram apreendidos, sendo 90 mil em um único aviário. As granjas deverão ter as atividades paralisadas até a regularização da licença ambiental. Os proprietários somente poderão dispor ou vender os animais com autorização judicial.
Para o Tenente Scardini, comandante do pelotão do BPMA em Domingos Martins, a ação neste fim de semana faz parte da estratégia de ampliar a importância das boas práticas ambientais no setor da avicultura. “A região serrana é a maior produtora de aves de corte e ovos do Estado. O setor conta com vários empreendimentos dentro das regras, entretanto alguns produtores insistem em trabalhar fora dos critérios ambientais”, ressalta o oficial.
A Polícia Ambiental informa que a instalação de granjas depende de prévio licenciamento, a fim de minimizar os impactos ao meio ambiente. O funcionamento dos aviários de forma irregular, informou ainda a Polícia Ambiental, que é crime cuja, e a pena prevista é de detenção de um a seis meses, além de multa.