Cerca de 100 romeiros de Alfredo Chaves partem a pé nesta sexta-feira (26), para o Convento da Penha seguindo a tradição da 16ª Romaria de São José do Quarto Território. A saída em frente a igreja Matriz está prevista para às 16h com previsão de chegada ao Convento, às 9 horas do domingo (28).
A Romaria, que percorre a pé cerca de 100 km, conforme relatos de católicos locais, teve origem a partir da promessa de um morador da comunidade de Quarto Território e foi aderida por algumas pessoas da comunidade e transformada, hoje, em um evento religioso de grande importância no município e região.
Em seu primeiro ano a romaria abrangia um pouco mais de 30 pessoas, que sem estrutura, andavam a pé até chegar ao Convento da Penha, em Vila Velha, pernoitando em calçadas das cidades de Guarapari e Vila Velha.
Hoje, a peregrinação conta com muitos romeiros e tem apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Urbana de Vitória, da Polícia Militar, da Rodosol e de moradores das cidades por onde passam.
A saída acontece na sexta-feira, após a “missa de envio”, realizada na igreja de Quarto Território, às 12h, de onde seguem para a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na sede de Alfredo Chaves. Na matriz, os fiéis peregrinos irão receber uma benção às 15h30min, pelo pároco Diego Carvalho.
A partida em direção a BR 101 será às 16h com chegada em Guarapari por volta das 23 horas do mesmo dia. Já á chegada ao santuário está prevista para a manhã do domingo, onde será celebrada uma missa às 9h.
De acordo com Irideu Vidal, um dos organizadores, o participante da caminhada religiosa tem direito a água, frutas, camisa, boné, refeições (almoço e café da manhã) e carros de apoio.